(1954 - 1958)
A Alemanha campeã mundial de 1954 desbancou na final um dos maiores times da história do torneio, a grande Hungria de Puskas (craque daquela competição), Kocsis, que foi o artilheiro nos gramados suíços com 11 gols, e outros craques.
A maior marca do time dirigido por Sepp Herberger é o atacante Fritz Walter, um centroavante moderno para a sua época, que conseguia exercer várias funções e que teve papel fundamental na conquista do primeiro título alemão.
Ídolo do Kaiserslautern, time da cidade onde nasceu, deu nome ao estádio que foi construído pelo clube para ser uma das sedes da Copa de 2006, disputada na Alemanha. Mas ele não viu essa homenagem, pois morreu em 17 de junho de 2002, apenas duas semanas antes de o Brasil venceu o Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão, justamente sobre os alemães.
Irmão de Ottmar Walter, outro grande nome da Alemanha de 1954, Fritz serviu ao exército nazista durante a Segunda Guerra. Ele era paraquedista. Após o conflito, nunca mais entrou em um avião. As duas Copas que disputou pela Alemanha foram na Suíça e Suécia.