Tela Brasil: Governo lançará aplicativo de streaming para filmes nacionais

Plataforma está prevista para ser lançada ainda no primeiro trimestre do ano

Wagner Moura, em ação no filme ‘O agente secreto’

Mais acesso à cultura? Temos! No primeiro trimestre desse ano, o Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lançará uma nova plataforma de streaming, direcionada para produções nacionais.

Leia também

Segundo o Ministério da Cultura (MinC), a ferramenta “Tela Brasil” será gratuita e se encontra em fase final de testes, com lançamento previsto ainda para o primeiro trimestre de 2026.

“A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais”, afirmou o órgão.

As informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.

“Ainda Estou Aqui” é um dos filmes presentes no catálogo da plataforma

Entenda como funcionará

Como um serviço de Vídeo por Demanda gratuito, ou streaming, público, como é popularmente conhecido, a assinatura será gratuita e terá o cadastro vinculado ao site oficial do Governo federal.

O serviço oferecerá à população conteúdos audiovisuais brasileiros de curtas, médias, e longas-metragens, além de produções seriadas.

Além de atender ao público em geral, a Plataforma Tela Brasil tem como públicos-alvo prioritários as escolas de educação básica, sendo uma das principais ferramentas para cumprimento a Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar.

A construção do catálogo da “Tela Brasil” está em andamento, com o levantamento e preparação de acervos do próprios do Ministério da Cultura e instituições parceiras, como a Cinemateca Brasileira e a Funarte. Os brasileiros poderão conferir inclusives filmes brasileiros indicados ao Oscar, como “ O Agente Secreto” e “ Ainda Estou Aqui”. Aproximadamente, o catálogo conta com 555 obras, totalizando um investimento de quase R$ 5 milhões.

De acordo com o Governo Federal, até o momento, já foram firmados 16 termos de adesão com agentes audiovisuais que integrarão o portal, fortalecendo uma base de informações públicas e colaborativas sobre a produção, circulação e exibição de obras no Brasil.

Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.

Ouvindo...