Mais acesso à cultura? Temos! No primeiro trimestre desse ano, o
Segundo o Ministério da Cultura (MinC), a ferramenta “Tela Brasil” será gratuita e se encontra em fase final de testes, com lançamento previsto ainda para o primeiro trimestre de 2026.
“A Tela Brasil será uma importante entrega da política cultural do Governo do Brasil para o audiovisual, reunindo centenas de títulos brasileiros e ampliando de forma inédita o acesso da população às produções nacionais”, afirmou o órgão.
As informações oficiais sobre o lançamento serão divulgadas em breve pelos canais institucionais do Ministério da Cultura.
“Ainda Estou Aqui” é um dos filmes presentes no catálogo da plataforma
Entenda como funcionará
Como um serviço de Vídeo por Demanda gratuito, ou streaming, público, como é popularmente conhecido, a assinatura será gratuita e terá o cadastro vinculado ao site oficial do Governo federal.
O serviço oferecerá à população conteúdos audiovisuais brasileiros de curtas, médias, e longas-metragens, além de produções seriadas.
Além de atender ao público em geral, a Plataforma Tela Brasil tem como públicos-alvo prioritários as escolas de educação básica, sendo uma das principais ferramentas para cumprimento a Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes nacionais no ambiente escolar.
A construção do catálogo da “Tela Brasil” está em andamento, com o levantamento e preparação de acervos do próprios do Ministério da Cultura e instituições parceiras, como a Cinemateca Brasileira e a Funarte. Os brasileiros poderão conferir inclusives filmes brasileiros indicados ao Oscar, como “
De acordo com o Governo Federal, até o momento, já foram firmados 16 termos de adesão com agentes audiovisuais que integrarão o portal, fortalecendo uma base de informações públicas e colaborativas sobre a produção, circulação e exibição de obras no Brasil.