Tati Machado explica por que registrou fotos de Rael e com quem ele se parecia

Sob muita emoção, Tati Machado esteve no Mais Você nesta segunda-feira (28)

Tati Machado e Ana Maria Braga se reencontram após dois meses

Tati Machado explicou que Rael se parecia com o marido, Bruno Monteiro, durante participação no Mais Você, da TV Globo, nesta segunda-feira (28). Na ocasião, ela relembrou a despedida do bebê e aconselhou quem passou pela mesma situação a registrar o momento em fotos.

Antes de tocar no assunto, Tati voltou a falar sobre o sentimento de culpa. “Eu não estava sentindo ele mexer, mas ao mesmo tempo você é orientada de que é comum isso acontecer. Ele já estava muito grande e às vezes numa posição de ficar de boa ali. Estava tentando não ficar noiada com isso, mas eu não senti nada”, diz.

Ana Maria Braga pergunta, então, se ela procurou um psicólogo. “Durante a gravidez tive vários medos, já compartilhei várias vezes isso, seria bom eu ter tido um acompanhamento psicológico nesse momento, mas não, né. Aconteceu tudo e logo na primeira semana eu e o Bruno procuramos uma psicóloga”, afirmou ela, que recebe atendimento de uma especialista em perda perinatal.

Ela conta estar fazendo terapia junto com o marido e fala sobre o momento em que viu o filho pela primeira vez.

Leia também

“Quando a gente recebeu o Rael, a gente podia ficar o tempo que fosse vendo o rostinho dele, vendo como ele era. Aí depois de um tempo a gente ficou ‘poxa, porque a gente não ficou mais com ele?’, e a gente falou isso para a psicóloga. Aí ela virou pra gente e falou assim: ‘Se vocês voltassem exatamente para aquele dia, aquela hora, vocês tomariam a mesma decisão. Teriam ficado aquele mesmo tempo. É que agora vocês estão com saudade’”, afirma Tati.

"É um dia aterrorizante na vida de uma pessoa: você tem que tomar decisões quando você não tá nem conseguindo pensar. Então uma parte que também vale falar é que perguntaram pra gente se a gente queria registro. Registrar em foto o momento”, segue.

Tati levanta a reflexão: “Quando você para pra pensar, sendo bem verdadeiro com vocês, nossa mas como vou ter foto de uma situação dessa? E aí o Alexandre Coimbra Cabral, psicólogo, deu uma dica para o Alexandre Mattoso, antigo diretor do Encontro, que é importante ter registro, porque lá na frente você fica com saudade e não tem nada. Aí o Bruno soube dessa informação. Assim, a gente decidiu que queria ter foto do momento, porque quando a gente se sentir pronto a gente olha, quando sentir saudade a gente olha”.

Sobre ver as fotos, ela confessa: “Não chegou esse momento, mas saber que tem a possibilidade de ver como era o seu neném, de reviver aquele momento que a gente conseguiu ressignificar, é importante. Muitas vezes nem é oferecida essa opção, e a família nem vê.”

“Acho que foi uma coisa importante”, completa Tati Machado, que retornará a atração apenas em setembro, quando chega ao fim sua licença.

Morte de bebê

Tati Machado deu entrada na maternidade em 12 de maio após perceber a ausência de movimentos do bebê. Na unidade, ela descobriu que ele estava sem batimentos cardíacos por causas que ainda estão sendo investigadas - ela estava com oito meses de gestação. Por conta disso, a apresentadora foi submetida ao trabalho de parto.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Tati Machado perde um bebê. Ela declarou que, em 2009, sofreu um aborto espontâneo, e que estava apreensiva com a atual gravidez. Ao Gshow, ela contou ter sofrido o aborto no dia do seu aniversário, o que gerou um “trauma”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.

Ouvindo...