Ouvindo...

Sucessos e importância do Black Sabbath, a primeira banda de metal

Formada no ano de 1968, em Birmingham, a banda é considerada pioneira do heavy metal com hits como Paranoid e Iron Man

Faleceu hoje, na tarde desta terça-feira (22), Ozzy Osbourne, o “Príncipe das Trevas”. Ozzy foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, banda considerada pioneira no heavy metal e que implacou hits como “Paranoid” e “Master of Reality”.

A banda foi criada em 1968, em Birmingham, pelo guitarrista e principal compositor Tony Iommi, o baixista Geezer Butler, o baterista Bill Ward e o vocalista Ozzy Osbourne.

A importância do Black Sabbath é inegável até os dias atuais, após sua grande contribuição para a consagração do heavy metal e outras ramificações do rock. Diversas bandas subsequentes, como Alice in Chains e outras do subgênero “doom metal” relatam a inspiração.

Ozzy deixou a banda em 1979, após ser expulso pelos outros membros devido ao seu vício em álcool e outras drogas. No entanto, ao longo de uma década, o vocalista polêmico foi a voz de diversos hits.

Leia também

O primeiro trabalho da banda, Black Sabbath, é considerado pioneiro no gênero, com um som mais pesado e uma temática mais obscura, que intensificou ao longo dos anos.

O próximo álbum, Paranoid, é até hoje o maior sucesso comercial da banda. Primeiro lugar nas paradas inglesas, o álbum contém músicas como “Iron Man”, “War Pigs”, e, claro, “Paranoid”.

Os álbuns seguintes Master of Reality, Sabbath Bloody Sabbath e Technical Ecstasy, a banda começou a experimentar novos sons, mas que ainda renderam grandes sucessos como “Changes”, do álbum Vol. 4.

Ao longo das últimas décadas, Ozzy e o Black Sabbath se encontraram novamente para diversos trabalhos, como a "última apresentação”, realizada no início de julho deste ano, intitulada “Back to the Beginning”, pouco antes do falecimento de Osbourne.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo