Ouvindo...

Sério ‘Os Donos do Jogo’, da Netflix, é baseada em fatos reais? Criador responde

‘Os Donos do Jogo’ estrou no catálogo da Netflix nesta quarta-feira (29)

Mel Maia e Giullia Buscacio interpretam irmãs na série

O jogo do bicho no Rio de Janeiro virou tema da nova série da Netflix, ‘Os Donos do Jogo’, que estreou nesta quarta-feira (29) no catálogo do site de streaming. A produção foca nas disputas de poder pelos jogos de azar na capital fluminense e se baseia em elementos da realidade para retratar a história das apostas ilegais no Brasil.

Apesar das semelhanças com a realidade, a história não é baseada em fatos reais, segundo o criador da série, Heitor Dhalia. A série frisa o domínio dos jogos de azar por núcleos familiares, a sucessão do poder dentro das famílias e a predominância masculina no controle da contravenção.

Na série, Mirna ( Mel Maia) e Susana (Giullia Buscacio) são filhas de uma dessas figuras de poder, Jorge Guerra (Roberto Pirillo), que além de “bicheiro” é fundador da escola de samba “Flor de Madureira”. As duas disputam a sucessão no domínio dos negócios da família.

Leia também

A história se parece com a trajetória de Shanna e Tamara Garcia, irmãs gêmeas que são filhas de Maninho, contraventor carioca e patrono da Acadêmicos do Salgueiro morto em 2004. Com a morte dele, as duas passaram a disputar o cargo do pai. A história delas fez sucesso depois de “Vale o Escrito”, lançada pelo Globoplay no ano passado.

Em entrevista ao site Splash, do Uol, Giullia Buscacio comentou sobre as semelhanças com a história das gêmeas. “Essa semelhança que as pessoas buscam [com a Shanna e Tamara] é porque são as duas mulheres mais conhecidas. Tá muito no imaginário do público. Mas eu acho que a partir do momento que eles conhecerem a Mirna e a Susana, eles vão entender que também existe agora uma história de ficção: duas irmãs completamente diferentes que estão num contexto familiar diferente”, avalia.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.