Na próxima semana, em A Escarava Isaura, o comendador Almeida tem alucinações que o levam a querer libertar Isaura. Ele confronta Leôncio, promete deserdá-lo e coloca em seu testamento a carta de alforria da escrava.
Enquanto isso, a polícia investiga Leôncio pela morte do Conde. A viúva, Tomásia, jura vingança contra ele. Inicialmente, ela acha que foi deserdada, mas encontra um novo testamento que a deixa com toda a fortuna do falecido marido.
O cerco se aperta sobre Isaura. Obcecado, Leôncio invade o quarto dela e a amarra. O vilão a ameaça dizendo que irá matar pessoas próximas se ela não se submeter.
Confira o resumo completo:
Segunda-feira (29)
Revoltada, Tomásia exige que Leôncio seja preso pela morte do conde. Perturbado, Almeida escuta a voz da falecida mulher, pedindo que ele liberte Isaura. Ao lado do corpo do marido, Tomásia chora e faz uma promessa. Almeida se preocupa com a situação do filho ao saber da morte do conde. A polícia vai na fazenda atrás de Leôncio. Almeida sofre outra decepção com Leôncio. O policial questiona Martinho sobre o duelo. Henrique propõe que Isaura fuja com ele e os dois se casem em segredo, mas ela rejeita. Belchior pede Rosa em casamento e diz que pode comprar a alforria dela.
Terça-feira (30)
Tomásia recebe a notícia de que o testamento do conde não foi alterado e ela não tem direito a nada. André e Bernardo conhecem Muleka no caminho para o quilombo. Leôncio e Henrique discutem por causa de Isaura. Malvina se solidariza com a escrava. Muleka leva Bernado e André para o quilombo. Almeida sofre sentindo falta de Gertrudes e tem visões com a falecida. Leôncio invade o quarto de Isaura e amarra a escrava. Almeida flagra o filho no quarto da escravinha. Isaura cuida do comendador e ele a presenteia com uma lembrança de Gertrudes.
Quarta-feira (1ª)
Joaquina implora para Chico tirar João do castigo. No enterro do conde Campos, Tomásia jura que vai se vingar de Leôncio. Helena se revolta e diz ao pai que jamais se casará com dr. Paulo. Tomásia tem uma surpresa ao ver o testamento do conde. O médico diz que o comendador deveria fazer uma viagem para recuperar sua saúde. Leôncio ameaça matar pessoas próximas a Isaura se ela não fizer o que ele deseja. Muleka se interssa por André, mas ele diz que seu coração é de Isaura. Antes de deixarem o palacete, Tomásia e Gioconda encontram algo que mudará a vida delas. Almeida discute com Leôncio e promete deserdá-lo.
Quinta-feira (2)
Almeida discute de maneira dura com o filho e promete a Isaura que ela será livre quando ele morrer. As meninas do Jardim de Serafina rejeitam Belchior e ele se entristece. Tomásia brinda com o irmão e a mãe e agradece ao falecido marido por ter deixado toda sua fortuna para ela. Em conversa com André e Muleka, Bernardo fala de seu sonho em encontrar um garimpo. Muito debilitado, Almeida sonha com Gertrudes e acorda assustado.
Sexta-feira (3)
Tomásia homenageia o conde na inauguração da estação de trem da cidade. Leôncio volta a fazer ameaças a Isaura e fica irado quando o tabelião chega e Almeida diz que deixará em seu testamento a carta de alforria de Isaura. Helena flagra Leôncio sendo rude com Isaura e ele se insinua para a cunhada. Helena fica chocada e joga verdades na cara do fazendeiro. Antes de viajar, Almeida dá ordem para que Leôncio fique longe de Isaura, mas ele debocha do pai. Tomásia não esquece a vingança contra Leôncio e diz que ajudará Miguel a comprar a alforria de Isaura.