Ouvindo...

Animação coreana de terror chega aos cinemas brasileiros em outubro

Com trama visceral e inspirada em lendas culturais, Crônicas de Exorcismo é baseada em série de livros que já vendeu mais de 10 milhões de cópias

Pôster do filme Crônicas de Exorcismo

Com uma trama impactante e visceral, além de uma execução de animação de altíssimo nível, o longa-metragem “Crônicas de Exorcismo: O Início” desembarca nos cinemas brasileiros em 2 de outubro. O filme terá classificação etária de 12 anos e será exibido nas versões legendada (para quem prefere o idioma original) e dublada. A distribuição no país ficará a cargo da Cinecolor Films.

A produção animada, com uma hora e vinte e cinco minutos de duração, é uma adaptação da popular série de livros de terror coreana “Toemarok”, escrita por Lee Wooheyok. A obra original é um fenômeno de vendas, superando a marca de 10 milhões de cópias comercializadas em seu país de origem.

Leia também:

Festival de Cinema Coreano chega a Belo Horizonte com programação gratuita
Artistas completos: saiba quais estrelas do K-pop também brilham em séries e filmes
Confira cinco doramas ‘mais curtidos’ da Netflix que vale a pena maratonar

Enredo e Elementos Culturais

A narrativa do filme mescla ação, mistério e fantasia sombria, utilizando as ricas lendas culturais coreanas como pano de fundo para enriquecer o enredo. Esta primeira parte da saga apresenta o Padre Park, um clérigo que foi excomungado da ordem após enfrentar demônios.

Ele é procurado por um antigo amigo que lhe faz um pedido desesperado de auxílio: proteger o templo secreto de sua ordem. Apesar das hesitações iniciais, o Padre Park aceita a missão e retorna ao local. A dupla é ‘acompanhada’ na jornada por um jovem em busca de vingança pessoal.

Para cumprir o desafio, o protagonista precisa confrontar os “erros” de um passado que ainda o assombra. Em seu próprio caminho de redenção espiritual, ele também terá de defender a vida de um jovem dotado de poderes ancestrais e mágicos extraordinários, que sempre foi protegido pelos mestres do templo.

Confira o trailer abaixo:

A Força da Narrativa Coreana

A animação adota um estilo já reconhecido pelos admiradores da cultura sul-coreana, equilibrando o “quê" poético no meio da ambientação obscura. A fluidez da história consegue prender a atenção de quem assiste do começo ao fim, explorando temas como espiritualidade, lealdade, cura e crenças. O longa instiga o público a refletir sobre o limite da fé quando confrontada pela ganância por poder.

Além das 10 milhões de cópias da série literária, a versão da história em webtoon (formato de história em quadrinhos coreana) registra números impressionantes: são mais de 238 milhões de visualizações online e, atualmente, mais de 130 episódios publicados.

O filme é descrito como imperdível e possui diversas camadas emocionais, podendo agradar até mesmo aqueles que não são fãs assíduos do gênero. A sensação é de estar acompanhando um capítulo de um drama coreano repleto de lendas e aspectos humanos dos personagens.

Mesmo se tratando de uma obra de terror, a trama consegue emocionar e envolver, tratando de questões de lealdade por meio de personagens tão humanos que se tornam facilmente relacionáveis. O longa promete ser um dos grandes sucessos de 2025.

Leia também

Carol Caputo é publicitária, podcaster e estudante de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá. É apaixonada por cultura pop - com foco nas produções do Leste Asiático