Ouvindo...

Quem matou Odete Roitman na versão original de Vale Tudo?

Há 37 anos, Odete Roitmann (Beatriz Segall) foi morta por um de seus inimigos na versão original de Vale Tudo

Odete Roitman foi interpretada por Beatriz Segall em 1988

Trinta e sete anos depois, os fãs da teledramaturgia brasileira voltam a se questionar: “Quem matou Odete Roitman?”. Na versão original de Vale Tudo, exibida em 1988, a vilã foi assassinada com um tiro no peito — assim como no remake — por um de seus inimigos.

Na época, a icônica bilionária interpretada por Beatriz Segall (1926 - 2018) virou assunto em todo Brasil, e os telespectadores levantaram diversas hipóteses de quem teria tido a audácia e coragem de tirar a vida da intocável Odete Roitman.

A dúvida era grande, pois a vilã colecionou inimigos durante toda a trama. Entre os suspeitos estavam seus dois filhos, Afonso e Heleninha, além de Olavo, Marco Aurélio, César e Eugênio. Porém, os fãs se surpreenderam quando descobriram que nenhum desses foi responsável por puxar o gatilho.

Mistério

O mistério era tão importante que a produção da novela chegou a gravar 5 finais alternativos com o intuito de evitar vazamentos. Dennis Carvalho, um dos diretores da trama, destacou que a cena do assassinato de Odete Roitman foi gravada no dia em que foi ao ar. “A gente gravou a cena no dia do capítulo que ia ao ar para não ter o risco de vazar”, pontuou em entrevista à TV Globo.

Aguinaldo Silva, um dos dramaturgos responsáveis por “Vale Tudo”, revelou que o plano original era de que Marco Aurélio fosse o assassino de Odete. No entanto, mudanças foram realizas após o vazamento da informação.

Quem matou Odete Roitman na versão de 1988?

No final, foi revelado que a verdadeira assassina da vilã foi Leila , interpretada por Cássia Kis (Carolina Dieckmmann no remake). O assassinato de Odete foi encoberto por Marco Aurélio, que fugiu do país.

À época, Leila revelou que cometeu o crime por engano. Ao ver a silhueta de uma mulher, ela atirou pensando que acertava Maria de Fátima, que mantinha um caso com seu marido Marco Aurélio.

Em 2025, o mistério volta à tona, mas, desta vez, Leila não está entre as principais suspeitas.

Morte de Odete Roitman no remake de 2025

A vilã atualizada por Débora Bloch foi morta nesta segunda-feira (6). Assim como na versão original, Odete foi morta com um tiro na suíte 601 do luxuoso hotel Copacabana Palace, horas antes de sair do Brasil.

Apesar da cena da morte ter sido exibida, o autor do disparo não teve a identidade revelada, mas entre os suspeitos, cinco estão em evidência: Marco Aurélio (Alexandre Nero), Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Maria de Fátima (Bella Campos) e Heleninha (Paolla Oliveira).

Vale lembrar que todos estavam armados no hotel — exceto a filha, que chegou apenas até a porta do local — no momento em que Odete levou o tiro. Além disso, os cinco personagens tinham motivação para tirar a vida da dona da TCA. Veja os suspeitos e relembre as motivações:

  • César: casado com Odete, descobriu que herdaria 50% (R$ 3 bilhões) da TCA caso ela morresse; ele planejou matar a esposa com o amigo Olavo;
  • Celina: irmã de Odete, foi humilhada pela irmã por anos e descobriu que a vilã escondeu Leonardo da família;
  • Heleninha: filha de Odete descobriu que a mãe a culpou pela morte do irmão gêmeo;
  • Marco Aurélio: declarou que mataria Odete após descobrir que ela sabia de um roubo cometido por ele; ambos já tentaram se matar.
  • Maria de Fátima: ex-sogra de Odete, sofreu na mão da empresária ao tentar obter sucesso financeiro e quase foi morta a pedido dela.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.
Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia