Ouvindo...

Preta Gil ganha prêmio por incentivar tratamento contra o câncer: ‘Salva pela fé'

Cantora foi homenageada no “Prêmio Faz Diferença 2025” e representada por madrasta e amigo

Preta Gil passa uma temporada nos Estados Unidos

Preta Gil foi homenageada na noite dessa terça-feira (9) durante o “Prêmio Faz Diferença 2025", no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. No evento, a cantora, diagnosticada com câncer em 2023, foi premiada por incentivar o tratamento contra a doença.

A carioca venceu na categoria “Ela”, que reconhece a atuação de mulheres destaques no ano. Por estar fora do Brasil dando continuidade no tratamento, Preta não marcou presença na cerimônia do O GLOBO, mas foi representada pela madrasta Flora Gil e pelo amigo Gominho, que receberam o troféu.

“Vocês acompanham diariamente nossa luta, o desafio, principalmente da Preta, da nossa família, dos amigos. Quando a Marina [Caruso] — editora da Revista ELA — me ligou para falar da Preta, eu disse: “Olha, ela está na Virgínia [EUA]. São ciclos de tratamento. Mas ela tem uma rede. Não posso subir [ao palco] sem trazer essa rede. Ele [Gominho] faz parte da rede”, disse Flora.

A esposa de Gilberto Gil continua: “Muitos aqui me conhecem e sabem da nossa luta. Mas quero agradecer. Se a Preta estivesse aqui, estaria fazendo vocês darem risada.” No palco, o apresentador do Multishow, que já abandonou o emprego para cuidar de Preta, também falou sobre a relação com a amiga.

“O mundo ensina sobre quem a gente é. Preta aprendeu rápido de qual mundo ela é, seu propósito. Vim agradecer por ela ter feito diferença na minha vida. Eu a amo muito. Obrigado”, discursou.

Flora encerrou comentando sobre o tratamento da enteada nos Estados Unidos. “Preta precisa de pessoas perto. Estamos trabalhando com ela de verdade. Agradecemos aos médicos do Brasil e aos dos Estados Unidos. O tempo é rei. E a gente está dando esse tempo para a Preta, que o desafio da vida trouxe. Quero agradecer e dizer que a gente tem um desafio. Mas é a vida da gente. Minha família agradece”, concluiu.

Flora e Gominho receberam o prêmio de Preta pelas mãos de Marina Caruso, editora da Revista Ela, e de Luiza Batista, editora executiva do O GLOBO.

Preta reage

Ao descobrir que seria homenageada, Preta agradeceu pelo reconhecimento semanas antes do evento. “Fui salva pela minha fé e pelo amor dos meus amigos e da minha família”, disse ao jornal à época.

“Esse prêmio faz a diferença na minha vida porque, desde o início da minha luta, busco um propósito para estar passando por isso. E entendi bem cedo que era levar informação e, com a minha história, tentar fazer a diferença na vida dos outros. Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo”, relatou.

Tratamento no exterior

A cantora iniciou o tratamento no exterior no dia 10 de junho. Porém, no final de 2024 ela já tinha adiantado que buscaria a cura em outro país, depois de ter tentado de tudo no Brasil.

Em dezembro, Preta passou por uma cirurgia de mais de 20 horas focada na retirada dos tumores cancerígenos presentes em seu corpo e ficou quase dois meses internada. Após o longo procedimento, ela anunciou que passaria um tempo nos EUA.

Vale lembrar que a cantora chegou a celebrar a remissão da doença em dezembro de 2023. No entanto, em agosto de 2024, ela teve uma recidiva. A filha de Gilberto Gil foi diagnosticada com a doença, inicialmente no intestino, em janeiro de 2023.

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.