Ouvindo...

Polêmica sobre o MasterChef rende pronunciamento da Globo e de chef

Globo e Renata Vanzetto, mentora do Chef de Alto Nível, justificaram a polêmica fala sobre o MasterChef

Ana Maria Braga, Alex Atala, Renata Vanzetto e Jefferson Rueda

A chef Renata Vanzetto e a TV Globo se pronunciaram sobre a fala polêmica envolvendo o MasterChef durante o Upfront – evento voltado para o mercado publicitário realizado pela emissora.

Na ocasião, Renata, que é mentora do Chef de Alto Nível, disparou: “Pra vocês terem noção da proporção: um episódio nosso deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas”.

Para o público, a fala soou “soberba” e tanto a Globo quanto Renata foram criticadas nas redes sociais.

Leia também

Após repercussão negativa, a Globo emitiu nota sobre a confusão. “Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais. Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria”, destaca trecho do comunicado.

Chef também se pronuncia

Além da Globo, a chef Renata Vanzetto se manifestou. “Seguiloucas e a quem se mais se interessar: vocês não estão acostumadas a me ver envolvida em polêmicas, mas hoje me vi metida numa confusão inesperada. Então, antes de mais nada, achei importante vir aqui me desculpar e me explicar”.

“Segui um roteiro que mencionava dados comparativos com o programa concorrente de grade e foi assim que falamos do Masterchef. Mas aqui eu digo, de coração aberto, apenas de grade mesmo! Somos todos colegas de profissão e tenho o máximo respeito por todos, tenho amigos ali, entre jurados e participantes”, esclarece.

“Hoje, lendo os posts e os comentários sobre o assunto, vejo que minha fala pode ter dado espaço para outras interpretações. Eu queria dizer aqui o quanto eu sou grata ao Masterchef, que popularizou no nosso país esse amor pela cozinha, pelo alimento e pelo meu ofício, que prezo tanto”, completa.

Por fim, ela pede desculpas pelo “mal entendido” e justifica que, em nenhum contexto, desdenhou do programa da emissora concorrente.

“Me senti muito mal com essa repercussão, porque se tem uma coisa que não faço é desdenhar de nada nem de ninguém, não sou essa pessoa. Fica aqui então meu pedido de desculpa e o compromisso de um olhar mais cuidadoso daqui pra frente. Vivendo e aprendendo”, finaliza.

Veja as notas na íntegra:

Globo:

“O UPFRONT 2026 da Globo, realizado ontem no Ibirapuera, apresentou para o mercado publicitário conteúdos e dados de audiência que nos dão muito orgulho. Como é um evento para o mercado, é esperado que se fale em performance, o que dá transparência e contexto para tomadas de decisão de negócio.

Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais. Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria. E porque acredita nisso, a Globo tem sistematicamente homenageado talentos de outras emissoras em seus programas.

Nenhum outro veículo tem seus dados de audiência tão expostos e debatidos como a Globo. E nós consideramos isso como parte da relevância que construímos todo dia com o público.”

Renata Vanzetto:

“Seguilocas e a quem mais interessar: Vocês não estão acostumadas a me ver envolvida em polêmicas, mas hoje me vi metida numa confusão inesperada. Então, antes de mais nada, achei importante vir aqui me desculpar e me explicar. Ontem participei com meus colegas do Upfront, evento anual que a Globo faz pra anunciar a grade de programação do ano seguinte e apresentar resultados e performance ao mercado publicitário, marcas e patrocinadores.

Nessa ocasião, vários artistas da emissora apresentam números e dados, isso é algo comum nesse tipo de evento de negócios. O foco é mostrar resultados de desempenho, usando às vezes comparativos com concorrentes do mesmo segmento.

Segui um roteiro que mencionava dados comparativos com o programa concorrente de grade e foi assim que falamos do Masterchef. Mas aqui eu digo, de coração aberto, apenas de grade MESMO! Somos todos colegas de profissão e tenho o máximo respeito por todos, tenho amigos ali, entre jurados e participantes.

Hoje, lendo os posts e os comentários sobre o assunto, vejo que minha fala pode ter dado espaço para outras interpretações. Eu queria dizer aqui o quanto eu sou grata ao Masterchef, que popularizou no nosso país esse amor pela cozinha, pelo alimento e pelo meu ofício, que prezo tanto.

Fica aqui registrado então o meu pedido de desculpas por ter sido veículo de um mal entendido. Não enxerguei nenhum contexto de desdém. Mas, entendendo o incômodo causado, fiz questão de vir aqui explicar pra vocês.

Me senti muito mal com essa repercussão, porque se tem uma coisa que não faço é desdenhar de nada nem de ninguém, não sou essa pessoa. Fica aqui então meu pedido de desculpa e o compromisso de um olhar mais cuidadoso daqui pra frente.

Vivendo e aprendendo.”

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.