Ouvindo...

O Agente Secreto: Wagner Moura reage à escolha do filme para concorrer ao Oscar

Estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” tenta vaga na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar

O Agente Secreto

Wagner Moura reagiu ao anúncio da Academia Brasileira de Cinema sobre a escolha de O Agente Secreto para representar o Brasil no Oscar do próximo ano e tentar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional. O ator protagoniza o longa de Kleber Mendonça Filho.

“Estamos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano - todos excelentes! Agora, nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora”, afirmou o ator em comunicado enviado à imprensa.

Leia também

Disputa de filmes

O Agente Secreto disputava o favoritismo pela indicação com outros cinco filmes:

  • Manas (Marianna Brennand);
  • O Último Azul (Gabriel Massaro);
  • Baby (Marcelo Caetano);
  • Kasa Branca (Luciano Vidigal);
  • e Oeste Outra Vez (Erico Rassi).

O Agente Secreto

Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha Marcelo, um professor universitário que decide fugir de um passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife.

Ele chega à capital pernambucana na semana do Carnaval, atraindo o caos do qual ele queria fugir. Além disso, o professor começa a ser espionado pelos vizinhos.

No Brasil, o filme estreia no dia 6 de novembro. O longa estreou no dia 18 de maio, durante o Festival de Cannes. Na ocasião, Wagner Moura foi premiado na categoria Melhor Ator. Kleber Mendonça filho também venceu a categoria Melhor Direção.

Oscar 2026

A cerimônia que entregará as estatuetas dourados do Oscar está marcada para acontecer no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A premiação é de responsabilidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Vale lembrar que, em 2025, o Brasil se destacou na premiação com o filme Ainda Estou Aqui. Além de vencer a categoria de Melhor Filme Internacional, a obra de Walter Salles foi indicada nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia