Morre Robert Duvall, ator de ‘O Poderoso Chefão’, aos 95 anos

Estrela tinha mais de 60 anos de cinema e já foi indicado ao Oscar, principal prêmio da indústria, sete vezes

Robert Duvall tinha 95 anos e morreu em casa, nos Estados Unidos, nesse domingo (15)

O ator Robert Duvall, um dos grandes nomes da história do cinema, faleceu aos 95 anos, nesse domingo (15). A estrela morreu em sua casa na cidade de Middleburg, na Virgínia, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela esposa do ator em um comunicado divulgado pelas redes sociais nesta segunda-feira (16).

Segundo a família, Robert Duvall morreu pacificamente, “rodeado por amor e conforto”. Em sua declaração, Luciana disse que para o mundo ele era um ator, diretor e contador de histórias, e para ela, “simplesmente tudo”.

Trajetória no cinema

Robert S. Duvall nasceu em 5 de janeiro de 1931, em San Diego, na Califórnia. Antes de se dedicar ao cinema, serviu no Exército dos Estados Unidos e depois estudou atuação em Nova York.

Sua carreira começou no teatro e na televisão, mas logo se consolidou no cinema, construindo uma trajetória de amizade e trabalho com diretores e atores consagrados.

Algumas de suas atuações mais marcantes incluem:

  • Tom Hagen na trilogia “O Poderoso Chefão” (1972 e 1974), papel que o tornou conhecido mundialmente.
  • Tenente-coronel Bill Kilgore em “Apocalypse Now” (1979).
  • Mac Sledge em “Tender Mercies” (1983), papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.

Duvall também se aventurou atrás das câmeras e participou de projetos como “The Apostle” (1997), que escreveu, dirigiu e protagonizou, e em filmes como “Assassination Tango” (2002).

Indicações ao Oscar e prêmios

Ao longo de sua carreira, Duvall foi reconhecido repetidas vezes pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, recebendo sete indicações ao Oscar, o maior prêmio da indústria.

Indicações ao Oscar:

1. Melhor Ator Coadjuvante – O Poderoso Chefão (1972)

2. Melhor Ator Coadjuvante – Apocalypse Now (1979)

3. Melhor Ator – The Great Santini (1979)

4. Melhor Ator – Tender Mercies (1983) — VENCEDOR

5. Melhor Ator – The Apostle (1997)

6. Melhor Ator Coadjuvante – A Civil Action (1998)

7. Melhor Ator Coadjuvante – The Judge (2014)

Além do Oscar, ele também recebeu diversos Golden Globes e Emmy Awards, consagrando-se como uma figura respeitada tanto no cinema quanto na televisão.

Leia também

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ouvindo...