Ao completar 90 anos nesta segunda (27), Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, foi homenageado com diversas celebrações. A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibiu um filme sobre sua vida e concedeu ao cartunista o Prêmio Leon Cakoff, em reconhecimento à sua trajetória.
Durante o evento, também foram exibidos os longas Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, como parte da programação infantil da mostra.
Outra homenagem veio com o lançamento do livro MSP90, organizado pelo jornalista Sidney Gusman, editor do site UniversoHQ e da MSP Estúdios. A coletânea reúne trabalhos de 90 quadrinistas de diferentes estilos e regiões do país.
“São 90 autores e autoras do Brasil inteiro, cada um com uma história de três páginas. É uma forma de celebrar o legado de Mauricio, que inspirou gerações e ajudou a formar tantos quadrinistas”, disse Gusman ao programa Caminhos da Reportagem.
Sobre Maurício de Sousa
Mauricio de Sousa é um escritor, desenhista e empresário brasileiro. Ele nasceu em 1935, em Santa Isabel, interior de São Paulo, e mais tarde viveu em Mogi das Cruzes antes de se mudar para a capital. Lá, começou a trabalhar no jornal Correio da Manhã.
Em 1959, publicou sua primeira tirinha, com os personagens Bidu e Franjinha. A personagem Mônica, que se tornaria a mais famosa de suas criações, surgiu em 1963, inspirada em sua filha com a artista plástica Alice Takeda. No fim da década de 1960, Mauricio passou a publicar as histórias da Turma da Mônica pela Editora Abril.
Veja algumas obras
- Turma da Mônica
- Turma do Chico Bento
- Turma do Bidu
- Turma da Tina
- Turma do Penadinho
- Nico Demo
- Os Sousa
Com agências
(Sob supervisão de Aline Campolina)