Érick Jacquin, jurado do
Na prova em questão, Ramiro, além de Luiza e Italo, precisaram apresentar um boneco natalino de chocolate recheado de entremet.
O confeiteiro decidiu apresentar um boneco de neve recheado com entremet de pistache e frutas vermelhas. Ao ser chamado por Jacquin, Ramiro contou que o doce faz parte da tradição da sua família.
Ao analisar a sobremesa, um detalhe não passou despercebido pelo jurado. “Que nariz, hein?”, indagou. “Pois é... parecido com o meu, né?”, respondeu Ramiro. “Bela napa”, emendou Helena Rizzo.
Jacquin seguiu sua análise. “Nossa Senhora! O que o Brasil vai pensar desse nariz?”, questionou. “Não tinha pensado desta forma”, justificou Ramiro.
O chef continuou: "É um programa de família. Ramiro, é um programa de família... eu vou tirar esse nariz”.
Apesar do “doce obsceno”, o confeiteira avançou para a final da atração, juntamente com Leo Salles, que conseguiu a vaga ainda na primeira prova.
Eliminação
Na primeira prova, os confeiteiros precisaram criar uma sobremesa livre inspirada nos planetas. A única regra era: não fazer entremet.
“Hoje, vocês vão viajar para além da confeitaria: a missão é criar uma sobremesa cheia de criatividade, beleza e impacto, inspirada nos planetas”, avisou Diego Lozano.
Confira o que cada um preparou:
- Italo: Cremes de coco com abacaxi, queijo e cereja acompanhados de sorbet de frutas vermelhas e truta de conhaque;
- Luiza: Sorbet de umbu e cupuaçu acompanhado de gel de yuzu e choux com mousse de maracujá;
- Ramiro: Crocante de coco com caju acompanhado de sorbet de cupuaçu e crocante de pequi;
- Leo: Creme de coco com abacaxi acompanhado de ganache de chocolate branco e sorbet de abacaxi.
Helena Rizzo pontuou que Italo e Luiza “viajaram” um pouco na execução da sobremesa, enquanto Leo e Ramiro apresentaram algo mais coeso. No entanto, foi Leo que subiu para o mezanino e garantiu a primeira vaga na final do MasterChef Confeitaria.
Ramiro, Italo e Luiza fizeram a última Prova de Eliminação da temporada. Nesta etapa, eles precisaram criar bonecos gigantes de chocolate inspirados no Natal com recheios de entremet.
Após avaliação, os jurados decidiram que o melhor trabalho apresentado foi o de Ramiro. “Com relação a recheio é ponto para os três, mas tem a parte técnica [...] A gente sempre pensa como profissionais, como a gente entregaria isso para um cliente? Qual trabalho dos três estava mais completo? Aí neste caso é isso: técnica, sabor, apresentação... é tudo. Tenho que falar que, quem estaria na nossa mesa de Natal, seria o Ramiro”, afirmou Lozano.
Com isso, Leo e Ramiro duelam pelo título de campeão da segunda temporada do MasterChef Confeitaria na próxima terça (12).