Em entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (21), a atriz Maria Fernanda Cândido comentou a repercussão de um de seus trabalhos mais recentes: o filme “O Agente Secreto”. A produção é um thriller político dirigido por Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura no papel principal.
O longa representa o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026. Ele estreou no país em novembro de 2025 e já foi exibido no Festival de Cannes.
Na obra, Maria Fernanda Cândido interpreta Elza, uma mulher misteriosa e estratégica, disposta a arriscar a vida para defender refugiados políticos.
A relação com Kleber Mendonça
A atriz contou que conheceu Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes de 2019, quando ela participava do evento com o filme O Traidor, de Marco Bellocchio. Mendonça, naquele momento, apresentava seu outro trabalho: Bacurau.
Segundo Maria Fernanda, Kleber assistiu ao filme italiano e gostou do seu trabalho. Eles, conforme a atriz, se aproximaram após esse contato.
Para a Itatiaia, a atriz disse que, anos depois, ele revelou que começou a escrever O Agente Secreto justamente naquela época, e que a personagem Elza foi pensada desde o início para ela.
“Eu não sabia se ia dar certo, se você ia topar, mas sempre imaginei você como a Elza”, contou a atriz, ao relembrar a fala do diretor.
O Agente Secreto
Maria Fernanda disse que recebeu o convite com alegria e que se apaixonou imediatamente pelo roteiro. A atriz afirmou que considera o longa “um filmaço” e que tem se emocionado com a recepção calorosa do público no Brasil e no exterior.
Ela também comentou sobre a possibilidade do filme chegar ao Oscar. “Kleber merece, o filme merece, Wagner merece”, disse ao reforçar sua torcida pela obra.
A atriz ressaltou, no entanto, que o maior reconhecimento veio do público brasileiro. Ela considerou que o número de pessoas nas salas de cinemas para assistir a produção nacional "é o prêmio mais importante”. Algo que, para a atriz, se torna ainda mais relevante em meio à predominância do conteúdo de streaming.
Repercussão do Filme
Segundo dados da Comscore,
Os números colocaram o longa no topo do ranking de melhor abertura de um filme brasileiro em 2025. Ele estreou em mais de 730 cinemas, com exibição em 1.400 salas e em 370 cidades brasileiras, além de ter tido lançamento simultâneo na Alemanha e em Portugal.
Saudade do cuidado brasileiro
Há oito anos na França, Maria Fernanda contou que sente falta do acolhimento brasileiro. Algo que se soma a “saudade” da comida, do clima ensolarado e da rotina do país."Tudo que envolve o cuidado, nós somos muito superiores”, declarou
Para ela, o acolhimento típico do brasileiro se manifesta em diversas áreas, do atendimento médico ao convívio cotidiano. “Algo tão natural para nós, mas que não existe em outras culturas. E essa ausência só fica evidente quando se vive fora do país”, contou.
A atriz está em Belo Horizonte para a estreia de sua peça