O fruto do mar escolhido por Leo eram vieiras. “Meu Jesus Cristo, o que que o Leo tá fazendo com vieira, embalando... tá no vácuo, meu pai amado”, disse Diego Lozano.
“Ele vai fazer uma sobremesa com vieira. A vieira, se tu pensar bem, ela é um fruto do mar neutro, né? Normalmente é doce. Mas eu diria que assim, acho que é muito arriscado”, comentou Helena Rizzo. Já Jackin disparou: “Eu não sei se eu estou pronto para isso.”
Leo explicou o motivo de servir uma sobremesa com vieiras aos jurados: “Vieira na sobremesa porque eu acho que fui muito frustrado no momento em que eu usei um ingrediente de cozinha quente, e eu queria provar que dá pra trazer essa harmonia. Vai conversar com a história do meu segundo prato, que é justamente quebrando a barreira do açúcar e até mesmo do possível preconceito de ter uma vieira numa sobremesa, é você se surpreender, é você descobrir a harmonia no caos, e o caos é a vieira.”
O que os chefs acharam do prato?
Diego Lozano foi quem iniciou a avaliação. “A principal tarefa da prova, você conseguiu executar bem, que foi essa esfera, apesar de ter trabalhado de uma forma não tão higiênica. Você assoprou, sua barba encostou no açúcar... Eu quebrei aqui, mas evitei comer”, disse.
“Com relação à estética, eu acho que ela é muito bonita, a escolha da louça, a esfera, a composição. O gelato dessa vez tá bem feito, tá gostoso. Faltou pra mim, assim, um pouquinho de crocante”, completou.
Por outro lado, Helena Rizzo destacou sobre a sobremesa: “Ela é cheia de contrastes, né? Instigante, intrigante... A gente não aceita ela de cara, eu acho. Mas eu gosto desses toques mais suaves com a pera. As esferas de lichia são surpreendentemente boas. Geralmente essas esferas não têm muito gosto. [...] E eu gostei do toquezinho da vieira também. Traz umas notas marinhas. Então eu acho que ela entra bem aqui, dá uma textura gostosa e traz esse toque de sal para essa sobremesa. Agora, o caramelo eu não vou comer também”.
Por fim, Jackin opinou: “Sorbet de pera... É a fruta gelada dentro da boca. Eu adoro sorbet de pera, eu faço muito sorbet de pera, mas faz tempo que eu não como um tão bom. Agora a sobremesa é muito bonita, mas muito arriscada. Para fazer vieira em sobremesa, numa final MasterChef Confeitaria, precisa ter um parafuso a menos.”
Menu servido por Leo e Ramiro
Ramiro e Leo precisaram preparar um menu de sobremesas de três passos em 7 horas de prova, sendo 3h30 para entregar o primeiro, 3h para o segundo e 30 minutos para o terceiro.
O primeiro passo era uma sobremesa livre com base de pão (viennoiserie); o segundo devia ter uma cúpula transparente; e o terceiro precisava ser de chocolate e ter movimento.
Veja o menu apresentado por Leo e Ramiro na final do Masterchef!
Leo:
- Passo 1: arroz doce com raspas de laranja acompanhado de brioche ao rum e sorbet de especiarias;
- Passo 2: tartar de vieiras com sorbet de pera acompanhado de crocante de gengibre e bolo de gergelim;
- Passo 3: entremet à base de cumaru, cupuaçu e um biscoito génoise de cacau.
Ramiro:
- Passo 1: New York Roll com sorbet de framboesa acompanhado de domo de coco com baunilha e compota de manga;
- Passo 2: bavaroise de chocolate com avelã ,creme brûlée de café e sorbet de banana;
- Passo 3: nuvem de nougat coberta com glaçagem de chocolate acompanhada de sorvete, praliné com chocolate e parfait de pêssego com maracujá.