Em 25 edições do BBB, mais de 400 participantes já passaram pela casa mais vigiada do país em busca do prêmio milionário. Enquanto alguns se destacaram pela habilidade em provas de resistência, sorte e até pela facilidade de convivência, outros tiveram a trajetória marcada por termos e expressões eternizados na história do reality.
A mais recente, inclusive, foi cunhada por Vinícius, do BBB 25. Durante o Sincerão, na madrugada desta terça-feira (18), o brother referiu-se à Eva e Renata como “pomba suja”, fala que repercutiu negativamente nas redes sociais pelos vários significados em cada região do país. Porém, o promotor de eventos recebeu o apoio dos internautas baianos, inclusive do ex-BBB Lucas Pizane, que explicou o que ele quis dizer no momento.
“Gente, com todo respeito mas ‘pomba suja’ não seria uma pessoa não confiável/sem moral? Na Bahia eu realmente nunca vi ser empregada em outro contexto, principalmente de prostituição”, disse ele. Vale lembrar que Vinícius também é do estado baiano.
Confira outros termos e expressões que entraram para a história do BBB:
“Basculho” - Gil do Vigor (BBB 21)
Em discussão com Pocah, Gil do Vigor gerou um dos momentos mais engraçados do BBB 21. Ele, que foi eliminado antes da formação da final, que teve Juliette como campeã, tratou a cantora como “basculho”, mesmo sem saber, segundo ele, o significado.
“Eu não vim do lixo para perder para basculho, não”, disse o pernambucano. “O que é basculho?”, questionou a artista carioca. “Não importa”, retrucou o economista. Em Pernambuco, a gíria significa “resto”, “pessoa desprezível”, “insignificante”.
“Calma, calabreso” - Davi Brito (BBB 24)
Davi Brito, campeão do BBB 24, também proferiu uma antiga expressão que viralizou mundialmente, uma vez que até o time de futebol Real Madrid usou em suas redes sociais após vitória em LALIGA.
“Calma, calabreso” é uma expressão antiga do humorista Toninho Tornado e foi usada pelo baiano em discussão com MC Binn e Lucas Buda. Na época, o brother foi apontado como gordofóbico e criticado nas redes sociais, até que os internautas compreenderam que também é uma gíria regional.
“Qualquer coisa me bota no paredão"; “Minha língua é igual chicote” - Karol Conká (BBB 21)
Além de ocupar o topo de maior rejeição da história do reality, Karol Conká, que foi eliminada com 99,17% em um Paredão contra Arthur e Gil do Vigor no BBB 21, foi uma máquina de memes em sua edição.
Em uma de suas muitas discussões com Lucas Penteado, que desistiu do reality, a cantora afrontou e disse: “Qualquer coisa me bota bota no Paredão”. Com uma expressão única, Karol ainda completou: “Eu tenho minha vida, minha carreira bem bonita lá fora.”
Outras falas cunhadas pela rapper foram: “Minha língua é igual chicote”, “Respeita a mamacita”, “Olha, que deboche” e “Uma nova mulher”.
“Levanta a cabeça, princesa, se não a coroa cai” - Jéssica (BBB 18)
Ao tentar motivar sua aliada Patrícia Leitte, a sister Jéssica Mueller protagonizou um momento marcante no BBB 18. Depois de explicar que ela costuma proferir essa frase quando as coisas não estão indo bem, ela soltou: “Levanta a cabeça, princesa, se não a coroa cai.”
A expressão também gerou um alcance mundial e foi usada até pelas irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner.
“Olha ela” - Ana Paula Renault (BBB 16)
Eternizada por Ana Paula Renault, antes de ser expulsa do BBB 16, a expressão “Olha elaaaa” marcou a edição e perdura até os dias atuais.
O termo foi usado pela sister quando ela retornou do paredão falso da edição.
“Uhu, Nova Iguaçu” - Fani Pacheco (BBB 7 e BBB 13)
A cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, ficou ainda mais conhecida após a participação de Fani Pacheco em duas edições do reality. Ela, que formou-se em Medicina recentemente, esteve no BBB 7 e no BBB 13, e levou seu bordão para todo o Brasil.
“Uhu, Nova Iguaçu” foi o bordão da sister nas duas temporadas e também virou meme nas redes sociais.