Atores do elenco de Grey’s Anatomy prestaram homenagens a Eric Dane
Dane tornou o
Relato de Patrick Dempsey
O ator Patrick Dempsey, que interpretou o neurocirurgião Derek Shepherd — melhor amigo de Sloan na ficção —, lamentou a perda e detalhou o estado de saúde de Dane nos momentos finais.
“Ele estava realmente começando a perder a capacidade de falar, estava acamado e era muito difícil para ele engolir. Então, a qualidade de vida dele estava se deteriorando muito rapidamente”, relatou Dempsey nesta sexta-feira (20), em entrevista ao programa The Chris Evans Breakfast Show.
Ao recordar a primeira cena em que contracenou com Dane, Dempsey destacou a química dentro do set entre os dois, que acabou, inclusive, evoluindo para uma amizade fora das câmeras: “A primeira cena foi ele saindo do banheiro com uma toalha, parecendo incrível, me fazendo sentir completamente fora de forma e insignificante. Nos demos bem instantaneamente. Nunca houve competição, apenas respeito mútuo”, finalizou.
Patrick Dempsey e Eric Dane (à direita) interpretaram os médicos Derek Shepherd e Mark Sloan, respectivamente
Repercussão entre colegas do ‘Grey Sloan Hospital’
Além de Dempsey, outros integrantes da série se pronunciaram. A atriz Kim Raver, intérprete de Teddy Altman, publicou uma foto ao lado de Dane nos bastidores.
Na legenda, escreveu: “Eric era uma luz. Era possível vê-la brilhar naturalmente nele, tanto no set de Grey’s quanto quando estava com Rebecca e as meninas. Durante as filmagens, ele ficava com um brilho especial no olhar e, com uma expressão travessa, dizia uma fala com timing cômico perfeito, que deixava qualquer um sem chão! Você fará falta.”
Leia também:
Coincidência? Eric Dane morreu há exatos 20 anos da estreia em Grey’s Anatomy Dos hospitais de ‘Grey’s Anatomy’ ao drama de ‘Euphoria': a carreira de Eric Dane
James Pickens Jr., Sarah Drew e Kevin McKidd (Richard Webber, April Kepner e Owen Hunt, respectivamente) também compartilharam imagens de Eric caracterizado como seu personagem, com mensagens de “descanse em paz”.
Doença degenerativa
Eric Dane revelou em 2025 à revista People que havia sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa que compromete o sistema nervoso e provoca paralisia motora progressiva. “ELA é uma doença terrível”, afirmou à época.
Com a evolução do quadro, o paciente perde gradualmente a capacidade de falar, se alimentar, caminhar e respirar de forma independente. Embora não haja cura, há medicamentos capazes de retardar a progressão da doença.