Ouvindo...

Após morte de Liam Payne, One Direction completa 15 anos de formação

Boyband britânica composta por Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson ‘nasceu’ no ano de 2010

One Direction em apresentação no reality show The X Factor UK, em 2010

Em 23 de julho de 2025, a boyband britânica One Direction completa 15 anos de formação. O marco, que por si só já é repleto de memórias e nostalgia para os fãs da banda, ganha ainda mais comoção após a morte de Liam Payne, em 2024.

O cantor, que foi uma das cinco vozes responsáveis por transformar o grupo em um fenômeno mundial, faleceu em 16 de outubro após cair da varanda de um hotel em Buenos Aires, na Argentina.

Criado durante o programa The X Factor UK, em 2010, o One Direction conquistou o mundo com hits contagiantes, carisma juvenil e uma base de fãs apaixonada. Essa fórmula levou Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson ao estrelato e os consagrou como nomes importantes da música pop e símbolos de uma geração. Relembre a história e momentos marcantes da banda.

Cinco garotos, uma direção

O One Direction ‘nasceu’ em Londres, na Inglaterra, quando os cinco integrantes, ainda adolescentes, participaram individualmente do reality musical The X Factor. Após não avançarem na competição como solistas, Harry, Liam, Zayn, Niall e Louis foram reunidos pelos jurados Nicole Scherzinger e Simon Cowell, e convidados a seguir na disputa como banda.

One Direction se apresentou como grupo pela primeira vez na casa dos jurados do The X Factor

Ao longo de sua trajetória no reality, a banda alcançou um tremendo sucesso entre os jovens do Reino Unido. Mas mesmo com toda a popularidade e com uma base de fãs consolidada, o grupo terminou a competição em terceiro lugar, ficando atrás dos participantes Matt Cardle e Rebecca Ferguson.

Após deixar o programa, o One Direction conseguiu contrato com a gravadora de Cowell, que apostou na banda como o futuro sucesso da música pop. O single de estreia, “What Makes You Beautiful”, lançado em 2011, foi um sucesso imediato e vendeu quase 54 mil cópias na primeira semana, tornando-se a maior estreia britânica na Billboard Hot 100 desde 1998.

Fenômeno global

Entre 2011 e 2015, o One Direction lançou cinco álbuns de estúdio, todos no topo das paradas globais. Com as gravações de “Up All Night (2011)”, “Take Me Home” (2012), “Midnight Memories” (2013), “Four” (2014) e “Made In The A.M” (2015), o grupo vendeu mais de 70 milhões de discos, acumulou bilhões de streams, lotou estádios em turnês mundiais e venceu prêmios importantes da indústria como American Music Awards, Billboard Music Awards, Brit Awards e MTV Video Music Awards.

Além disso, o One Direction quebrou diversos recordes. Um deles que pertencia aos Beatles. Os rockeiros de Liverpool detinham o título de grupo com maior número de estreias no Top 10 da parada americana com as canções “Hey Jude” (1968), “Get Back” (1969), “Let It Be” (1970) e “Free as a Bird” (1995). O One Direction conseguiu superar tal marca com cinco singles lançados ao longo da sua trajetória.

As músicas da 1D que alcançaram esse feito foram: “Live While We’re Young” (2012), “Best Song Ever” (2013), “Story of My Life” (2013), “Drag Me Down” (2015) e“Perfect” (2015).

A boyband também foi pioneira na forma de mobilizar fãs nas redes sociais, com números impressionantes de engajamento no Twitter, Instagram e YouTube — plataformas que surgiram como os atuais principais meios de comunicação — e que ajudaram a sustentar a relação intensa e pessoal com o público.

Rupturas, hiato e carreiras solo

Em 2015, com a saída de Zayn Malik, que alegou a necessidade de afastamento dos holofotes naquele momento, o desmonte do grupo foi iniciado. Contudo, mesmo com quatro integrantes, o One Direction seguiu em atividade até 2016. Foi neste ano que o último trabalho do grupo, o álbum “Made In The A.M”. foi lançado. Ao contrário dos demais álbuns, este não ganhou uma turnê de divulgação e sua promoção foi realizada em eventuais compromissos na agenda dos artistas.

Após o lançamento do quinto disco, a boyband anunciou que entraria em hiato por tempo indeterminado. Louis Tomlinson chegou a publicar em sua conta no X (antigo Twitter) que está pausa duraria apenas 18 meses e que o grupo se reuniria posteriormente, o que nunca aconteceu.

Desde então, os membros do One Direction seguiram carreiras solo e atingiram diferentes patamares no quesito fama. Harry Styles foi quem se tornou a grande estrela após a era 1D. Ele se consolidou como um dos nomes mais relevantes da música contemporânea chegando a ganhar um Grammy em 2023. “Harry’s House” foi eleito o Melhor Álbum do Ano da edição.

Niall Horan e Louis Tomlinson seguiram firmes com composições e lançamentos de novos trabalhos. Ambos lançaram três e dois álbuns, respectivamente, e fizeram turnês que inclusive passaram pelo Brasil. Zayn Malik, um ano após a saída do One Direction, iniciou trajetória solo e gravou quatro discos até então. Porém, foi apenas em 2024 que voltou aos palcos para iniciar a “Stairway To The Sky Tour”.

Entre os demais rapazes, Liam Payne foi quem teve a carreira solo mais ‘tímida’. Ele lançou apenas o “LP1" (2019), e apostou mais em lançamentos de singles e colaborações com outros artistas. Liam trabalhava em seu segundo álbum de estúdio e precisou adiar o lançamento previsto para março de 2024. Contudo, o cantor de 31 anos veio a falecer antes de terminar o projeto.

Morte de Liam Payne

Liam James Payne faleceu no dia 16 de outubro de 2024 após cair do terceiro andar de um dos quartos do hotel Casa Sur, em Buenos Aires, na Argentina. Testemunhas relataram à polícia que ele tentava ‘escapar’ do hotel.

Liam Payne, ex-integrante do One Direction

No quarto dele, havia clonazepam, um medicamento controlado, suplementos energéticos e outros remédios. No local onde ele caiu, havia uma garrafa de uísque, um isqueiro e um celular.

Cinco dias após sua morte, a autópsia identificou uma substância conhecida como ‘cocaína rosa’ no sangue do artista, de acordo com o portal TMZ. Além da droga, o cantor teria feito o uso de álcool e medicamentos para ansiedade, epilepsia e crise do pânico.

Dois meses após o acidente, a causa da morte do cantor Liam Payne foi revelada. Segundo um inquérito do Reino Unido, ele morreu em decorrência de múltiplos ferimentos traumáticos.

Leia também

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.