O irmão da cantora Nana Caymmi, Danilo Caymmi, lamentou a
"É com muito pesar que eu comunico o falecimento da minha irmã Nana Caymmi. Estamos, na família, muito chocados e tristes. Mas ela passou nove meses sofrendo em um hospital, UTI. É um processo doloroso, de várias comorbidades. [...] O Brasil perde uma grande cantora. Uma das maiores intérpretes que o Brasil já viu, de sentimento, de tudo. Estamos realmente todos muito tristes, mas ela penou nove meses de sofrimento intenso dentro de uma UTI de hospital”, disse.
Batizada de Dinahir Tostes Caymmi, ela nasceu em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, e era filha do compositor baiano Dorival Caymmi. Ela estava internada desde agosto do ano passado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, para tratar uma arritmia cardíaca. Ela morreu aos 84 anos.
Nana despontou na carreira musical na década de 1960, interpretando clássicos da MPB com sua voz inconfundível. A cantora gravou músicas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e Roberto Carlos.
Em 1964, Nana participou do disco “Caymmi visita Tom e leva seus filhos Nana, Dori e Danilo”, clássico que fez sucesso no Brasil e nos Estados Unidos. A cantora gravou dezenas de discos na carreira e foi a voz de inúmeras trilhas sonoras de novelas da Globo.
Entre as suas interpretações mais famosas estão “O Que É Que a Baiana Tem” e “Saudade da Bahia”, clássicos compostos pelo seu pai.