O ex-Beatles Paul McCartney, atualmente com 82 anos, já passou 11 vezes pelo Brasil. Mas a primeira e talvez mais marcante passagem do artista britânico está completando 35 anos neste domingo (20). Foi num dia 20 de abril de 1990 que o cantor se apresentou para um Maracanã absolutamente abarrotado por mais de 180 mil pessoas, o que levou sua apresentação a entrar para o Livro dos Recordes como a apresentação com maior público pagante da história.
Sir Paul foi o primeiro membro dos Beatles a realizar um show em terras brasileiras, mas não foi o primeiro integrante da “melhor banda da história” a visitar o país. Em 1979, o guitarrista George Harrison esteve em São Paulo a convite do piloto Emerson Fittipaldi para assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos. George, que era um grande fã da modalidade, visitou vários boxes, tietou pilotos e aproveitou para gravar imagens do videoclipe da música “Faster” que, muitos anos depois, foi usada para homenagear o brasileiro Ayrton Senna.
Chuva, Fernando Collor e falta de dinheiro
O que muita gente não sabe é que o primeiro show de Macca no Brasil estava marcado para o dia 19 de abril e não para o dia 20. O motivo do adiamento, pelo menos oficialmente, foi a chuva torrencial que caiu no Rio de Janeiro naquela semana. Porém, o jornalista e produtor cultural Edu Henning, em entrevista publicada em 2010 pelo Portal Beatles Brasil, cita o confisco da poupança feito pelo então presidente Fernando Collor como um motivo adicional.
A gravadora EMI havia oferecido passagens, hospedagem e ingressos para os jornalistas cobrirem o show de Paul McCartney. Porém, no dia 16 de março, Collor anunciou o bloqueio das contas da poupança, o que teria impedido que muitos jornalistas chegassem ao Rio de Janeiro. No fim, tudo foi resolvido e, além dos shows, Paul McCartney concedeu uma coletiva de imprensa, algo raro hoje em dia.
Ex-Beatles foi acompanhado pela esposa Linda McCartney, que tocava teclado e fazia backing vocal
Sexo na plateia?
No fim de 2023, durante entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da Globo, Paul McCartney relembrou um detalhe curioso sobre sua primeira passagem no Brasil: “O que mais gostei é que havia pessoas da minha equipe na multidão, que disseram que havia gente fazendo amor na multidão. Eu perdi isso, mas eu gostaria de ter visto.”
Paul também disse que os Beatles nunca fizeram shows no Brasil porque eles “simplesmente ouviam o agente”, no caso, o empresário Brian Epstein. Macca fez questão de destacar sua conexão com o público brasileiro.
“Eles [brasileiros] amam minha música, é uma grande conexão. É sempre ótimo vir ao Brasil. Se ele nunca mencionasse o Brasil, nós nunca viríamos aqui. Mas hoje é uma escolha minha, posso pedir para o meu produtor: ‘Quero ir para o Brasil, é possível?'”
Repertório
A lista de músicas apresentadas por Paul McCartney naquele 20 de abril de 1990 é um pouco diferente do repertório atual do cantor. Nas turnês mais recentes, Macca tem dado preferência às canções clássicas dos Beatles, de sua carreira solo e de sua segunda banda, Wings.
Porém, naquela época, Paul usava a turnê para divulgar seu álbum mais recente, “Flowers in the Dirt”. No total, seis das 12 músicas do disco estavam no repertório (e nenhuma delas é tocada por Paul há, pelo menos, 20 anos). Ironicamente, o ex-Beatles deixou de fora a canção “How Many People”, feita em homenagem ao seringueiro brasileiro Chico Mendes, assassinado no fim de 1988.
Das cerca de 30 músicas apresentadas nos dias 20 e 21 de abril de 1990, 13 seguem presentes nos repertórios mais recentes de Macca. Destaque para “Let It Be”, “Hey Jude” e o medley clássico que encerra seus shows: Golden Slumbers, Carry That Weight e The End.