A 97ª edição do Oscar está marcada para este domingo (2) e terá transmissão ao vivo no Brasil pela Globo, TNT e pela plataforma de streaming HBO Max.
Os indicados ao prêmio de ‘Melhor Ator’ são: Ralph Fiennes (“Conclave”), Adrien Brody (“O Brutalista”), Timothy Chalamet, Colman Domingo (“Sing Sing”) e Sebastião Stan (“O Aprendiz”).
Mas e nos últimos 10 anos, você se lembra quem foram os atoresw premiados?
Relembre os vencedores do Oscar de Melhor ator nos últimos dez anos:
2021 - Anthony Hopkins em “Meu Pai”
Aos 83 anos, Anthony Hopkins se tornou o ator mais velho a vencer um Oscar. O ator interpretou um homem recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece.
2020 - Joaquin Phoenix em “Coringa”
O coringa de Phoenix conta a história de origem do personagem da DC Comics. O filme é estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Todd Phillips.
2019 - Rami Malek em “Bohemian Rapsody”
Rami Malek venceu o Oscar 2019 de melhor ator após interpretar Freddie Mercury no longa “Bohemian Rhapsody”. Rami Malek precisou usar uma espécie de “dentadura” com dentes salientes, como os que Freddie Mercury.
2018 - Gary Oldman em “O Destino de Uma Nação”
Winston Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Enquanto isso, ele costura um tratado de paz com a Alemanha nazista.
2017 - Casey affleck em “Manchester à Beira-mar”
Lee Chandler é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente após o pai do rapaz, seu irmão, falecer precocemente.
2016 - Leonardo Dicaprio em “O regresso”
Leonardo DiCaprio venceu seu primeiro Oscar em 2016 por sua atuação como o protagonista de “O regresso”. Esta foi a quinta indicação por atuação que o ator recebeu - a primeira aconteceu em 1994, por seu papel de coadjuvante em “Gilbert Grape: aprendiz de sonhador”.
2015 - Eddie Redmayne em “A teoria de Tudo”
A vida do físico britânico Stephen Hawking, morto aos 76 anos foi retratada no filme ‘A teoria de tudo’ de 2014 e rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne na premiação de 2015.
2014 - Matthew Ccconaughey em “Clubre de Clube de Compras Dallas”
Matthew McConaughey venceu o Oscar de melhor ator por seu trabalho em “Clube de Compras Dallas” e venceu em uma das categorias mais concorridas intérpretes como de Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street”) e o veterano Bruce Dern (“Nebraska”).
2013 - Daniel Day-Lewis em Lincoln
Daniel Day-Lewis quebrou o recorde de estatuetas de melhor ator no Oscar. Com a vitória por seu trabalho em “Lincoln”, ele agora tem três prêmios na categoria, feito jamais alcançado.