Ouvindo...

Miss Brasil 2025: candidatas de 51 e 43 anos celebram representatividade e fazem convite

Misses que fizeram história em suas respectivas edições do Miss Universe Brasil conversaram pela primeira vez a convite da reportagem da Itatiaia

Lulu Oliveira, de 43 anos, e Cris Leite, de 51, que fizeram história no Miss Universe Brasil 2024 e 2025, respectivamente, celebraram a representatividade em encontro inédito na última semana. A primeira representou o Mato Grosso do Sul e a segunda o estado de Rondônia. A reportagem da Itatiaia esteve em São Paulo e convidou as duas - que ainda não haviam conversado - para um bate-papo.

Cris se tornou a primeira candidata com 51 anos a participar do concurso no Brasil - antes dela, Lulu detinha o título de candidata com mais idade a disputar a coroa. Historicamente, Cris é a terceira Miss mais velha do mundo a concorrer pela franquia, que já contou com Alejandra Rodriguez, de 60, que é da Argentina, além de Choi Soon-hwa, de 80, da Coreia do Sul.

“Beleza não tem idade. Toda mulher tem a sua beleza, independente da idade. O meu objetivo maior com o concurso foi trazer representatividade às mulheres com mais de 50 anos. Representatividade às mulheres maduras… Por quê? Porque nós vivemos em uma sociedade extremamente etarista (preconceito e discriminação baseados na idade)”, pontua Cris.

Leia também

A Miss Universe Rondônia 2025 explica que, com o avanço da medicina e promoção aos cuidados com a saúde, a tendência é de que as pessoas vivam mais tempo. “E, porque a moda, a sociedade, os concursos de beleza não aceitam a beleza ou não aceitam a representatividade do público mais velho?”, indaga a modelo. Lulu acrescenta: “Temos nossa beleza aos 20, aos 30, aos 40, aos 50, aos 90. O que é que nos limita? Nada nos limitou”.

Ao conversarem pela primeira vez, as duas destacam a importância da participação de candidatas mais velhas em concursos. “Prazer imenso te conhecer pessoalmente… Por você ser uma [mulher] de 50 anos! No ano que vem nós duas estaremos aqui com uma de 60”, diz Lulu. “E parabéns por você abrir o caminho”, responde Cris.

“Um dia alguém com muita experiência vai ser coroada…”, deseja Lulu. “Nós abrimos as portas para vocês. Venham”, convidam as Misses.

O Miss Universe Brasil 2025 ocorreu na quinta-feira (13) passada no Coliseu Convenções, em Barueri, em São Paulo. A jornalista Maria Gabriela Lacerda, de 21 anos, venceu o concurso em disputa com outras 23 candidatas. Em 2021, ela ficou sem segundo lugar no concurso, tendo Teresa Santos eleita como Miss Universe Brasil daquele ano.

Agora, a piauiense inicia intensa preparação para o Miss Universo, que ocorre em 21 de novembro, na Tailândia. A jornalista busca o terceiro título do Brasil no concurso após jejum de 57 anos.

Fim da restrição de idade no Miss Universo

Em 2023, o Miss Universo decretou o fim do limite de idade para participar do concurso após mais de 70 anos. Desta forma, a partir de 2024, mulheres com idades acima de 28 anos puderam concorrer ao título.

A decisão ocorreu pouco mais de um ano depois de a organização permitir que mulheres casadas e com filhos pudessem disputar o título.

A novidade foi anunciada por R’Bonney Gabriel, Miss Universo 2022. Ela, que tinha 29 anos à época, decidiu falar sobre o tema no desfile da Tanner Fletcher, na Semana de Moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), que contou com modelos de todas as idades.

“O que adoro no Miss Universo é que eles estão sempre em primeiro lugar, procurando maneiras de serem mais inclusivos e viverem melhor de acordo com a plataforma que criaram para nós”, declarou Gabriel ao Women’s Wear Daily (WWD).

O tema foi levantado pela Miss Universo 2022 no momento em que ela respondeu uma pergunta dos jurados antes mesmo de ser eleita. “Respondi a uma pergunta no palco: ‘Se você fosse fazer alguma mudança nas regras da organização, quais seriam?’ Eu disse para aumentar o limite de idade. Quando competi, o limite de idade era 28 anos e eu tinha 28 anos na época. Então, minha resposta foi que acho que deveríamos mudar isso – a capacidade de uma mulher competir no Miss Universo, ou qualquer coisa na vida, não deveria ser definida pela sua idade. A idade deveria ser apenas um número”, disse.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais