O filme “Ainda Estou Aqui” perdeu o Bafta 2025. O longa-metragem concorria na categoria melhor filme em língua não inglesa. Quem levou o prêmio foi “Emilia Pérez”, da França.
Walter Salles, diretor do filme, e Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva, estavam presentes na premiação neste domingo (16). O Brasil já foi premiado três vezes no Bafta, que é conhecido como o Oscar Inglês.
“Central do Brasil”, protagonizado por Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, já venceu o Bafta. Além dele, os filmes “Diários de Motocicleta” e “Cidade de Deus” também já foram premiados com a estatueta do Oscar Inglês.
É a primeira vez que Walter Salles disputa a categoria e não vence. Das cinco indicações do Brasil na história do Bafta, duas foram vencidas por filmes do cineasta. “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta” também foram dirigidos por ele.
“Ainda Estou Aqui” é a quinta produção brasileira a ser indicada na categoria de melhor filme estrangeiro. Os outros longas que passaram pelo prêmio foram “Central do Brasil” (1999), “Abril Despedaçado” (2001), “Cidade de Deus” (2004), “Diários de Motocicleta” (2004) e “Trash - A Esperança Vem do Lixo” (2014).