Ouvindo...

Netflix cancela série ‘Sandman’ após acusações de abuso sexual contra Neil Gaiman

Gigante do streaming confirma que segunda temporada será a última

Cena da série Sandman

A Netflix anunciou nesta sexta-feira (31) o cancelamento definitivo da série ‘ Sandman'. A segunda temporada, prevista para estrear em 2025, encerrará a adaptação audiovisual da obra criada pelo autor britânico Neil Gaiman, de 64 anos, também conhecido pela produção ‘Coraline’ (2002).

Conforme apurou a CNN Brasil, o comunicado veio poucos dias após a publicação de um dossiê detalhando denúncias de abuso sexual contra Gaiman. As acusações, apuradas pela revista norte-americana Vulture, envolvem supostos casos ocorridos entre 1986 e 2022. O autor teria sido acusado por oito mulheres, todas na faixa dos 20 anos na época dos incidentes relatados, incluindo duas ex-colaboradoras e fãs.

Leia também

A investigação incluiu entrevistas com as denunciantes, análises de mensagens de texto, trocas de e-mails com o próprio escritor e documentos policiais. Segundo os relatos, Gaiman teria forçado as vítimas a participarem de BDSM sem consentimento prévio. O BDSM é um conjunto de práticas sexuais que envolvem dominação, submissão e sadomasoquismo, entre outas. “Além das acusações de estupro, as mulheres alegam que o consentimento e as atividades específicas de BDSM não foram discutidas e acordadas antes de acontecerem”, informa o relatório da revista.

A CNN Brasil lembra que, desde o surgimento das acusações, em 2024, projetos relacionados ao autor foram suspensos ou cancelados.

Sandman

Allan Heinberg, produtor da série, afirmou que a decisão de encerrar ‘Sandman’ estaria relacionada à análise criativa do material. “Ao analisar o material da primeira temporada, os diretores perceberam que não teriam conteúdo suficiente para mais etapas da produção”, explicou Heinberg.

Inspirada nos quadrinhos homônimos, a série acompanha a trajetória de Sandman, também conhecido como Sonho (Tom Sturridge), um ser cósmico responsável por governar o mundo dos sonhos. Após permanecer preso por mais de um século, ele embarca em uma jornada para restaurar o equilíbrio entre diferentes mundos e linhas temporais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.