Ouvindo...

Isabel Veloso interrompe tratamento contra câncer por falta de remédio; entenda

Médicos alertam que interrupção do medicamento essencial agrava situação da influenciadora, que luta contra um linfoma de Hodgkin desde os 15 anos

Isabel Veloso teve filho em dezembro

Mãe de um recém-nascido, a influenciadora digital Isabel Veloso enfrenta um momento crítico em sua batalha contra o linfoma de Hodgkin. A jovem, diagnosticada ainda na adolescência, está sem acesso ao medicamento nivolumab, mais conhecido como Opdivo, fundamental para o tratamento de sua doença. A falta do remédio pode comprometer ainda mais seu estado de saúde, segundo especialistas.

O médico oncologista Fernando Zamprogno destacou, em entrevista à Caras, a importância do medicamento: “A gente tem algumas drogas nesta classe, ela é usada contra Linfoma de Hodgkin e contra vários tumores de órgãos sólidos, como, por exemplo, câncer de pulmão e câncer gástrico. As imunoterapias têm o objetivo de aumentar a capacidade do nosso sistema imunológico identificar o tumor como algo estranho e assim proporcionar ao nosso próprio sistema imunológico reagir contra o câncer, com grande eficácia muitas vezes.”

Leia também

Antes dessa interrupção forçada, Isabel já havia pausado o tratamento para levar adiante sua gravidez. O parto, no entanto, precisou ser antecipado para 32 semanas. Segundo o especialista, essa decisão é comum em situações como a dela: “Quando a gente tem essa situação de um parto ou uma gravidez em vigência de um tratamento oncológico, dependendo do tipo de tratamento é possível fazer, outros não são possíveis pelo risco de afetar o bebê. Assim que o parto é realizado – e muitas vezes a gente antecipa o parto mesmo para poder voltar o paciente para o tratamento –, no caso a mãe. Claro que todo atraso compromete, porque a doença está fora de controle, ela está em crescimento, precisa voltar para o tratamento quanto antes.”

Desde o nascimento prematuro de seu filho Arthur, Isabel vem relatando em suas redes sociais os desafios que enfrenta. Com o bebê ainda internado na UTI, ela revelou que não conseguiu compartilhar com seus seguidores detalhes sobre o parto, mas desabafou sobre as dificuldades de lidar com a saúde dele e sua própria luta contra o câncer.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.