Ouvindo...

Claudia Leitte quebra silêncio após acusação de racismo e intolerância religiosa: ‘Lugar de privilégio’

Caso começou quando a cantora trocou a letra de uma música que mencionava uma orixá de religiões de matriz africana

Claudia Leitte falou sobre a polêmica

Claudia Leitte, de 44 anos, quebrou o silêncio após ser denunciada por racismo e intolerância religiosa e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) abrir um inquérito para investigar a cantora. O desabafo ocorreu na madrugada desta segunda-feira (30).

O caso foi iniciado quando Leitte trocou a letra de uma música durante um show. Se trata da canção ‘Caranguejo’, que, em um de seus trechos, menciona uma orixá feminina das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.

Claudia, que é evangélica, trocou a frase “saudando a rainha Iemanjá" para “Eu canto meu Rei Yeshua”, que significa ‘Jesus’ em hebraico. Após repercussão da polêmica, representantes da sociedade civil enviaram a denúncia e o órgão instaurou o inquérito.

Em coletiva de imprensa antes de um show no Festival Virada Salvador, na Bahia, a artista falou sobre a situação. “Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial”, salientou.

“Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet. É isso”, concluiu.

Leia também

Investigação

A denúncia foi feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro). O caso está sendo analisado pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

A promotora Lívia Sant’Anna Vaz afirmou que o procedimento busca averiguar a responsabilidade civil da cantora por uma suposta violação de bem cultural e de direitos de comunidades religiosas de matriz africana. O MPBA também avalia a possibilidade de responsabilização criminal da cantora.

*Com informações da CNN Brasil.


Participe dos canais da Itatiaia:

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.