Vinte e cinco anos depois da estreia do filme brasileiro com uma das maiores bilheteria de todos os tempos, finalmente, estreia amanhã (25), nas telas de cinema de todo o Brasil, “O Auto da Compadecida 2”, filme baseado na obra do escritor Ariano Suassuna, dirigido por Guel Arraes e que tem como protagonistas Mateus Nachtergaele e
Quem já assistiu, diz que filme tem a mesma pegada cômica e propositalmente mambembe do longa original. Na nova trama, João Grilo volta à cidade de Taperoá, décadas após ser dado como desaparecido. Ele reencontra seu companheiro Chicó, que se tornou um poeta e vive de recontar a história do amigo.
João percebe que se tornou uma celebridade local, que voltou dos mortos, e não terá paz na cidade. Para piorar, torna-se alvo de disputa entre o Coronel Ernani (Humberto Martins) e Arlindo (Eduardo Sterblitch), que o querem como cabo eleitoral nas eleições municipais.
Nachtergaele disse, recentemente, em entrevista a Pedro Bial, que acredita que João Grilo seja o maior personagem cômico do Brasil e, talvez, até do mundo. Contou também que, durante os ensaios e leituras do texto, sua sintonia com Selton, voltou imediatamente, como se tivessem terminado de filmar o primeiro longa, na semana passada. “Foi impressionante, voltou tudo de uma vez só. Nós dois parecíamos duas crianças, de tão felizes”.
Empolgado, o ator disse que estará, com certeza absoluta, em alguma sala de cinema do país, para assistir, secretamente e curtir as reações do público. “Estou muito feliz com o resultado do filme e louco pra saber o que as pessoas vão achar”, falou. Portanto, se você for ao cinema amanhã, não se esqueça de dar uma conferida em que estiver sentado ao seu lado. Vai que….
João Grilo (Matheus Nachtergaele) vira objeto de interesse do Coronel Ernani (Humberto Martins) e Arlindo (Eduardo Sterblitch) em ‘O Auto da Compadecida 2