Depois de passar por uma bateria de exames médicos, a advogada Deolane Bezerra, de 37 anos, contou que foi
“Descobri mais um probleminha hoje: tenho
Por fim, ela aproveitou o momento para brincar com a situação e reforçar que está preparada para tratar a doença. “Manda Deus, manda mais que nós estamos aqui, tomando injeção, terapeuta, e tomando soro e remédio e orando. Deus deu as maiores batalhas para os maiores soldados”.
Mas o que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
A doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Anaísa Leal Barbosa Abrahão, explicou em entrevista ao Jornal USP, que o
A especialista ainda ressaltou que seu início é geralmente na infância, mas pode persistir até a vida adulta e que ainda não existe um consenso sobre a origem do TDAH. “Alguns estudos sugerem que fatores tanto ambientais quanto genéticos podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno”, frisou.
Tipos de TDAH
Alicia Coraspe, neurologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP), da USP, destacou na pesquisa que são três tipos de TDAH existentes: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado.
“No caso de pessoas com TDAH hiperativo/impulsivo, os indivíduos costumam ser inquietos, falam muito e interrompem constantemente. Já as pessoas com TDAH do tipo desatento cometem erros por falta de atenção e apresentam dificuldade para organizar tarefas e atividades”, detalha a especialista. Já o tipo misto/combinado, conforme o nome indica, mistura sintomas de desatenção com hiperatividade e impulsividade.