O Brasil perdeu um de seus maiores humoristas, Ary Toledo, que morreu neste sábado (12), aos 87 anos. A notícia foi divulgada pelo perfil oficial do comediante no Instagram.
“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta, Mestre”, diz o comunicado.
O corpo do humorista será velado na tarde deste sábado (12), a partir das 14h, na cidade de São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. O sepultamento está previsto para às 19h.
Informações sobre a causa da morte ainda não foram divulgadas.
Quem foi Ary Toledo?
Ary Toledo nasceu em Martinópolis, mas cresceu em Ourinhos, cidade onde seu avô materno, Giusto Cristoni, um imigrante italiano, tinha grande influência na comunidade. Aos 22 anos, mudou-se para São Paulo, onde começou sua carreira como ator no Teatro de Arena. Anos depois, Ary migrou para o humor, gênero que o consagrou até o fim de sua carreira.
Reconhecido por seu estilo satírico, Ary se destacou em shows que mesclavam música e humor, tornando-se uma figura icônica do entretenimento. Antes da era digital, ele compilou mais de 90 mil piadas que se tornaram marcantes em sua apresentação, em discos, programas de TV e livros.
O humorista não se esquivou de abordar questões sociais e políticas. Durante o regime militar, ao fazer uma piada sobre o Ato Institucional V. 5, acabou preso, mas foi liberto pouco depois.
Ary Toledo foi casado por mais de 40 anos com a atriz e crítica musical Marly Marley, conhecida jurada do Programa Raul Gil, que faleceu em 2014.