Em comemoração ao centenário de Fernando Sabino, a capital mineira abriga uma exposição que revela a intimidade da amizade entre o escritor e o poeta Mário de Andrade. As cartas originais, trocadas entre os dois grandes nomes da literatura brasileira, serão exibidas pela primeira vez ao público.
A mostra, intitulada “Encontro marcado com Fernando Sabino”, fica aberta até 31 de outubro no pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.
Um diálogo que marcou a literatura brasileira
As cartas, guardadas por décadas pela família de Sabino, documentam o início de uma amizade que floresceu em 1942. Ao ler o primeiro livro de Sabino, “Os grilos não cantam mais”, Mário escreveu ao jovem escritor. Inicialmente, assuntos literários e artísticos pautavam as conversas. Com o tempo, a conversa evoluiu para questões pessoais e só foi interrompida com a morte de Mário de Andrade, em 1945.
A correspondência, que já havia sido publicada no livro “Cartas a um jovem escritor e suas respostas”, ganha outra dimensão com a exposição dos originais, permitindo aos visitantes uma imersão profunda no universo dos escritores. Sancionada em janeiro, a Lei nº 14.794 instituiu 2024 como o Ano Nacional Fernando Sabino.
“Exibir essas cartas é como abrir uma janela para um momento crucial da história da literatura brasileira”, afirma Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino. “A correspondência entre meu pai e Mário de Andrade revela o nascimento de uma amizade e o intercâmbio de ideias que ajudaram a moldar o escritor que ele se tornaria.”
Para Polianna Dias, museóloga à frente da restauração das cartas, a correspondência sinaliza a riqueza das obras de ambos. “A materialidade dessas cartas torna o processo de tratamento e curadoria mais vívido e imersivo, aprofundando a conexão com as trocas intelectuais entre esses dois grandes escritores”, avalia a especialista.
A mostra conta com o apoio do Ministério Público do Estado e faz parte das celebrações da Semana do MP.
Leia mais:
Livro resgata histórias dos principais personagens da Independência do Brasil Em 'Água turva’, escritora gaúcha imagina conflito que pode inundar o Rio Grande do Sul Ricardo Aleixo lança novo livro, ‘Tornei de Luanda um kota’, inspirado em viagem à África
Um acervo histórico para as futuras gerações
Após a exposição, o acervo será doado para a Casa Mário de Andrade, em São Paulo, garantindo a preservação da memória dessa importante troca intelectual para as futuras gerações. “Ao integrar essas cartas à Casa Mário de Andrade, asseguramos que futuros estudiosos e amantes da literatura tenham acesso a um dos diálogos mais importantes da história literária do país”, afirma Bernardo Sabino.
Serviço:
- Exposição: Encontro marcado com Fernando Sabino
- Local: Pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, 1.690, Santo Agostinho)
- Período: Até 31 de outubro
- Horário: Das 9h às 18h
- Entrada gratuita