Ouvindo...

Zé Neto e Cristiano cancelam agenda por tratamento de depressão e síndrome do pânico; veja sintomas

Artistas se apresentariam em Festa de Barretos nesta sexta-feira (23); cantor já tinha suspendido agenda em julho por problema pulmonar

A dupla Zé Neto e Cristiano suspendeu a agenda nos próximos 90 dias e vai se afastar dos palcos para cuidar da saúde, do cantor Zé Neto. Em um comunicado emitido pelos artistas nesta quinta-feira (22), eles disseram que o cantor de 34 anos, deve passar por um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico.

Recentemente, Zé Neto foi diagnosticado com pneumonia bacteriana e, para cumprir o tratamento, também precisou ficar afastado dos palcos por alguns dias. Nesta quinta, o comunicado diz: “Em virtude de um tratamento para depressão e síndrome aguda do pânico, a qual o cantor Zé Neto será submetido, a partir de hoje, 22/08/2024, a agenda da dupla Zé Neto & Cristiano será suspensa nos próximos 90 dias”, diz nota publicada pela dupla.

Ainda na publicação, eles agradeceram o carinho e compreensão de todos.

“Agradecemos o carinho e a compreensão de todos! Como vocês, estamos todos em oração para a plena recuperação de nosso Zé Neto”, completa o texto, assinado pela Equipe Zé Neto & Cristiano.

Segundo o Ministério da Saúde, a depressão é um transtorno mental associado a sentimentos de incapacidade, irritabilidade, pessimismo, isolamento social, perda de prazer, baixa autoestima e tristeza, que interferem na vida diária. Ela afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. Esse transtorno é caracterizado por sentimentos negativos e que persistem por pelo menos duas semanas, causando prejuízos.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A médica psiquiatra Juliana Tramontina explica que a depressão é multifatorial. “Fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam para que o indivíduo tenha um episódio depressivo”, detalha.

Zé Neto foi diagnosticado, também, com síndrome aguda do pânico, que de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), quatro tipos são englobados no conceito de transtornos de ansiedade: o Transtorno de Pânico, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o Transtorno de Ansiedade Social.

Conforme a pasta, um “ataque de pânico”, com início repentino, pode durar aproximadamente 10 minutos. Durante a crise, o indivíduo apresenta sensação de sufocamento, de “falta de ar”, sensação de morte, taquicardia, tontura, suor excessivo, sensação de perda do controle, dor ou desconforto torácico, perturbações gastrointestinais e outros.

Vale destacar, que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Leia também

A dupla é dona de hits como “Bebida na Ferida”, “Notificação Preferida” e “Largado às Traças”, e teve o álbum mais ouvido de 2023 no Brasil: o projeto “Escolhas”, que tem sucessos como “Barulho de Foguete” e “Oi, Balde”. Entretanto, os cantores têm um histórico de problemas diversos. No ano passado, a dupla enfrentou um acidente de carro de Zé Neto e uma complicação de saúde do filho recém-nascido de Cristiano.

Há mais tempo, já haviam se envolvido em discussões políticas e outros problemas de saúde de Zé Neto.

Confira a nota completa:


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Leia mais