Morto neste sábado (17) aos 93 anos, Silvio Santos deixa um legado imensurável para a TV brasileira. Familiares, amigos e fãs se despediram de Silvio na manhã deste domingo (18), respeitando a tradição judaica, a qual Silvio Santos seguia, sem velório e apenas uma pequena cerimônia para amigos e parentes, que foi presidida por um rabino. A autoridade religiosa também encaminha os ritos para o sepultamento.
- Vídeo: mesmo com velório privado, fãs vão à porta de cemitério para se despedir de Silvio Santos em SP
- Carlos Alberto de Nóbrega revela que passou mal após morte de Silvio Santos: ‘dopado’
Ele deixou a esposa, Iris Abravanel, e seis filhas que compareceram ao local. Mas o que muita gente quer saber é: os fãs vão poder visitar o túmulo de Silvio Santos? Conforme o rabino Alexandre Leone, da Associação Massoret, de São Paulo, geralmente é possível para não judeus visitarem cemitérios judaicos. “Mas é importante observar algumas diretrizes e respeitar as tradições e regras do local”, explica. “Alguns cemitérios podem ter regras específicas quanto ao comportamento, vestimenta, e horários de visitação, especialmente durante feriados judaicos ou dias sagrados”, disse ele à Quem.
Vale ressaltar, que o horário da despedida também faz parta da tradição judaica, que prevê que um morto deve ser enterrado o mais rápido possível. No caso de Silvio, isso não foi feito porque a morte aconteceu em nesse sábado (17), durante um shabat, o chamado dia do descanso judaico. Mas os ritos de sepultamento devem ser feitos logo após o fim do shabat. Os enterros também não acontecem à noite. Não há velório e o caixão é fechado.
No ritual judaico, não existe a tradição de colocar flores nos túmulos, mas colocar uma pedrinha e acender velas, colocadas em um local especial atrás da lápide. "É aconselhável entrar em contato com a administração do cemitério com antecedência para garantir que que a pessoa esteja ciente de todas as diretrizes e horários de visitação”, avisa Leone.
- Antes de morrer, Silvio Santos revelou seus últimos desejos, diz família Abravanel
- Patrícia Abravanel chorou ao receber notícia de que assumiria lugar de Silvio Santos no SBT
Devido ao pedido de Silvio, e também em consideração aos fãs e admiradores do comunicador, a família Abravanel colocou uma placa, com uma espécie de carta, explicando a despedida discreta e pedindo a compreensão de todos (Veja abaixo):