Ouvindo...

Entenda por que Silvio Santos não terá velório

Dono do SBT era judeu e deverá seguir tradição religiosa

Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17)

Silvio Santos, de 93 anos, não terá velório. A informação foi confirmada em comunicado divulgado pelo SBT na manhã deste sábado (17). A decisão é do próprio apresentador, conforme destaca o texto. “Cumprindo sua vontade”, diz.

Afinal, por que Silvio Santos não será velado? Judeu, o funeral do apresentador deve seguir as leis mosaicas da religião. Assim que um judeu morre, a família deve comunicar o Chevra Kadisha, que são voluntários que preparam o corpo do falecido.

Após ser lavado, o corpo deve ser sepultado preferencialmente em até 24 horas após a morte, isso para que alma possa descansar. Os judeus chamam esse momento de Tahara, quando o corpo passa por um processo de purificação. Na ocasião, eles fazem preces e pedem perdão pelos pecados que a pessoa cometeu antes de morrer.

Leia mais:

Leia também

Velório e enterro

De forma tradicional, o corpo é colocado em um caixão simples apenas com uma estrela de Davi na parte superior, onde conta também com as iniciais do falecido. O enterro ocorre em um cemitério israelita, que os judeus chamam de “casa do mundo” ou “casa da eternidade”.

O enterro deve ocorrer um jazigo único, sendo permitido apenas um parente a mais. Após ser colocado na cova, um familiar deve jogar pás de terra sobre o caixão. A lápide possui o nome, data de nascimento, data da morte e citações bíblicas em hebraico.

Após um ano, o sepulcro é coberto por pedras para que o morto não seja esquecido e a sepultura não profanada, ou seja, violada ou impurificada.

Vale lembrar que judeus não são cremados, visto que eles acreditam que o processo separa carne e espírito. Para eles, a alma demora um certo período para se desabrigar da carne.

Morte de Silvio Santos

Rei da televisão brasileira, Silvio Santos, de 93 anos, morreu neste sábado (17), em São Paulo, após 17 dias internado no Hospital Albert Einstein. À Itatiaia, a unidade de saúde explicou a causa da morte do icônico apresentador.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto, às 4h08", inicia o comunicado.

Conforme o hospital, Silvio morreu em “decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”. A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, como os brônquios e os alvéolos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.