Amigos, familiares e fãs do apresentador Silvio Santos foram ao enterro do empresário neste domingo (18), no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Silvio Santos morreu nesse sábado (17), aos 93 anos, no Hospital Albert Einstein, após complicações causadas por uma infecção por Influenza (H1N1), conforme o boletim médico da unidade de saúde.
Em vídeo obtidos pela Itatiaia, é possível ver a movimentação de fãs na porta do cemitério, que começou por volta das 6h da manhã, e sob um forte esquema de segurança. Silvio era pai de seis mulheres, avô de 14 netos e bisavô de quatro. Entre os primeiros a chegar estavam o neto do apresentador, Tiago Abravanel, e os amigos, César Filho e Celso Portiolli. Quem também foi vista no local, foi a filha de Silvio, Patrícia Abravanel, e seu marido, Fábio Faria, que chegaram ao local de carro.
No local, por volta das 7h50, a entrada do cemitério foi fechada, indicando que todos os ritos funerários estavam prestes a começar.
Enterro sem velório
Respeitando a tradição judaica, a qual Silvio Santos seguia, não haverá velório, apenas uma pequena cerimônia para amigos e parentes, e será presidida por um rabino. A autoridade religiosa também encaminha os ritos para o sepultamento.
O horário da despedida também faz parta da tradição judaica, que prevê que um morto deve ser enterrado o mais rápido possível. No caso de Silvio, isso não foi feito porque a morte aconteceu em nesse sábado (17), durante um shabat, o chamado dia do descanso judaico. Mas os ritos de sepultamento devem ser feitos logo após o fim do shabat.
Devido ao pedido de Silvio, e também em consideração aos fãs e admiradores do comunicador, a família Abravanel colocou uma placa, com uma espécie de carta, explicando a despedida discreta e pedindo a compreensão de todos (Veja abaixo).
Fãs homenagearam no local
Na porta do Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, na manhã deste domingo (18), alguns fãs e admiradores estão no local para prestar uma última homenagem para o comunicador e empresário. Alguns levaram fotos e cartazes para demonstrar carinho.