Ouvindo...

“O Sexto Sentido”, um dos filmes de suspense mais marcantes do século, completa 25 anos

Filme de M. Night Shyamalan marcou geração e virou referência por apresentar uma reviravolta arrebatadora

Longa com Bruce Wilis colecionou seis indicações ao Oscar

Você se lembra da primeira vez em que assistiu a “O Sexto Sentido”? Para quem viu o filme, um dos primeiros do então jovem diretor M. Night Shyamalan, provavelmente foi uma experiência difícil de esquecer.

Talvez pela destreza do roteiro em sustentar uma atmosfera de suspense com jumpscares bem dosados para amarrar a trama, cheia de mistério e terror psicológico. Ou ainda pela emblemática reviravolta no final da história, até hoje lembrada como uma das mais exemplares do cinema.

Ou também pelo elenco que entregou excelentes atuações com falas marcantes que, tempos depois, viraram memes na internet. É o caso da arrepiante frase: “I see dead people” (eu vejo gente morta), sussurrada pelo pequeno Cole (papel marcante de Haley Joel Osment) durante um dos encontros com o psicólogo infantil, interpretado por Bruce Willis, Malcolm Crowe. Na trama, o psicólogo é contratado pela mãe de Cole, interpretada pela atriz Toni Collette, para auxiliar o filho, que sofre com uma dificuldade de interação social e com supostas crises de pânico.

Haley Joel Osment como Cole em “O Sexto Sentido”

O filme colecionou seis indicações ao Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante (Haley Joel Osment), melhor atriz coadjuvante (Toni Collette) e melhor montagem.

Na época de seu lançamento, o sucesso do longa foi tanto que chegou a rivalizar, por algum tempo, em números de bilheteria com “Star Wars I - A Ameaça Fantasma”, mesmo com todo o rebuliço gerado pela retomada da franquia. Nos Estados Unidos, O Sexto Sentido passou cinco fins de semana consecutivos em primeiro lugar nas bilheterias.

Leia também

Veja como estão os atores principais do filme:

Toni Collete: Após o sucesso de O Sexto Sentido, Toni Collete teve uma carreira sólida e aclamada pela crítica. Ela estrelou o formidável “Pequena Miss Sunshine” (2006), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, e “Hereditário” (2018), que foi aclamado como um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. Mais recentemente, ela estrelou na minissérie “A Escada” (2022), que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão.

Toni Collette em O Sexto Sentido,1999 e A Escada, minissérie de 2022

Bruce Willis: Bruce Willis já era uma estrela dos filmes de ação antes de atuar em “O Sexto Sentido”. Protagonizou filmes como “Duro de Matar” (1988), que se tornou uma franquia de sucesso, e “O Quinto Elemento” (1997), filme de ficção científica aclamado pela crítica.Além das memoráveis atuações em ‘Pulp Fiction” (1994) de Quentin Tarantino e ‘Os Doze Macacos’ (1995) dirigido por Terry Gilliam.

Em 2012, ele estrelou em “Looper”, outro filme de ficção científica elogiado. Em 2022, Willis anunciou a aposentadoria ao ser diagnosticado com afasia, um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de comunicação. A sua última atuação foi no longa de ação “No Lugar Errado” de 2022, disponível na Netflix.

Bruce Willis em O Sexto Sentido, 1999 e em No Lugar Errado, 2022

Haley Joel Osment: Teve uma carreira infantil de sucesso, mas teve dificuldades para fazer a transição para a idade adulta. Osment atuou em filmes como “A.I. Inteligência Artificial” (2001), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e “O Método Kominsky” (2018), uma série de comédia dramática da Netflix, sua vida pessoal, no entanto, foi marcada pela luta contra o vício e a depressão. Em 2019, o ator foi preso por dirigir sob a influência do álcool. Atualmente, Osment está se recuperando e voltou à atuação, estrelando em filmes como “The Devil Has a Name” (2021) e “Pisque Duas Vezes” , que estreia em agosto de 2024.

Haley Joel Osment em O Sexto Sentido, 1999, em The Devil has a Name, 2021 e em Pisque Duas Vezes de 2024

* sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim