Ouvindo...

Otaviano Costa descobre aneurisma grave e passa por cirurgia em SP: ‘qualquer esforço seria fatal’

Apresentador realizou o procedimento no dia 10 de julho, no Hospital Sírio Libanês; Otaviano foi diagnosticado com um aneurisma na artéria aorta em um “nível muito perigoso”, segundo ele

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Otaviano celebra o sucesso da cirurgia: ‘Estou vivo!”

O ator e apresentador Otaviano Costa, de 51 anos, revelou que foi diagnosticado com um aneurisma na artéria aorta, considerada uma das maiores e mais importantes do corpo humano, e passou por cirurgia em São Paulo. O anúncio foi publicado pelas redes sociais da sua esposa, a atriz Flávia Alessandra, nesta segunda-feira (22).

No vídeo, Otaviano aparece ainda no hospital, com um curativo no peito, e relembra o susto ao descobrir a condição. Segundo o apresentador, o aneurisma estava colocando a vida dele em risco.

“Há mais ou menos trinta dias a minha vida virou e cabeça pra baixo. Eu tava ótimo de saúde, tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que tava me incomodando (debaixo do peito, do lado esquerdo). Como eu não estava conseguindo ir para São Paulo fazer o meu check-up há mais ou menos dois anos, eu resolvi me consultar com um médico que eu não conhecia no dia 6 de junho. Num simples ecocardiograma ele detectou o avanço de algo que estava colocando minha vida em risco. Eu tava com um aneurisma da aorta ascendente torácica num nível muito perigoso. Eu poderia ter a qualquer momento ter o rompimento da minha aorta e assim ser irreversível”, contou.

Leia também

O marido de Flávia Alessandra também explicou o que causou a condição de saúde. Segundo Otaviano, ele nasceu com um problema na válvula tricúspide do coração - que controla o fluxo de sangue dentro do órgão. Ao invés da válvula do apresentador ter três membranas, ela tinha apenas duas. Ele afirma que isso fez com que o coração dele bombeasse muito sangue para a aorta, a inchando.

“O perigo disso é que a qualquer esforço que eu fizesse, aleatório do dia a dia, até puxar uma mala pesada, seria fatal. Com essa notícia impactante, eu não contei pra Flávia no dia do aniversário dela (um dia após o diagnóstico). Nem para ela, nem para os amigos, meus pais, tava todo mundo lá. No domingo, eu resolvi contar para a Flavinha e ‘o que fazer agora?’. Vamos para São Paulo”, disse.

Ao chegar na capital paulista, o ator se consultou com o médico cardiologista Roberto Kalil. Otaviano relata que fez mais exames para entender a gravidade da situação, e foi definido que ele precisaria se submeter a uma cirurgia para corrigir o problema.

“A cabeça começou a girar porque não é uma cirurgia pequena. É uma cirurgia muito invasiva. Ao mesmo temo que é uma cirurgia muito grande, é muito sensível. Eu fui tomado por um turbilhão de emoções. Para mim era quase como a última vez para tudo. Mas sabendo que era fundamental a cirurgia, eu resolvi conversar comigo mesmo e me dominei pela coragem”, afirmou.

Otaviano passou pela cirurgia cardíaca no dia 10 de julho. Ele afirma que o procedimento durou sete horas e tudo correu bem. “Eu tava muito apreensivo. Eu deixei essa notícia ser bastante sigilosa, é uma questão íntima. Fiz a cirurgia, fui para a UTI, passei três dias na UTI, e agora estou em um apartamento da unidade coronária do Sírio Libanês. E estou vivo! Agora eu começo a minha volta à vida. Não é fácil. Agora, é viver a vida plenamente”, disse emocionado.

Otaviano ainda agradeceu à equipe médica e alertou aos seguidores sobre a importância de realizar exames de rotina. “Um simples ecocardiograma salvou a minha vida e pode salvar a sua também”, ressalta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.