A atriz Shannen Doherty, diagnosticada com câncer de mama em estágio terminal, morreu aos 53 anos. A informação foi confirmada por sua assessoria à revista People neste domingo (14).
"É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, 13 de julho, ela perdeu a batalha contra o câncer após muitos anos lutando contra a doença”, afirmou a assessora de Doherty, Leslie Sloane, em declaração à People.
“A devotada filha, irmã, tia e amiga estava cercada por seus entes queridos, assim como seu cachorro, Bowie. A família pede privacidade neste momento para que possam sofrer em paz”, continuou Sloane.
- Leia mais: Elencos de ‘Barrados no Baile’ e ‘Charmed’ se despedem de Shannen Doherty: ‘Lutou para viver’;
Diagnóstico
Shannen Doherty foi diagnosticada com câncer de mama pela primeira vez em 2015. Em novembro do ano passado, ela relatou à People que a doença já havia se espalhado para seus ossos. Em depoimento emocionante, ele disse que “não queria morrer”.
Em 2015, após o diagnóstico, Shanne fez uma mastectomia e foi submetida a quimioterapia e radioterapia. Em 2017, ela declarou que a doença entrou em remissão, mas dois anos depois o câncer voltou. Em 2020, a atriz contou que a doença avançou para o estágio 4.
Em junho de 2023, a atriz relatou em suas redes sociais que o câncer havia se espalhado para seu cérebro e que ela havia passado por uma cirurgia cinco meses antes para remover um tumor cerebral. “Ele teve que ser removido e dissecado para ver sua patologia”, explicou. “Foi definitivamente uma das coisas mais assustadoras que já passei em toda a minha vida”, completou.
Antes de morrer, Doherty tinha como objetivo aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a pesquisa do câncer. Além disso, ela tentava mostrar como pessoas com câncer terminal poderiam contribuir com o mundo.
“As pessoas simplesmente assumem que isso significa que você não pode andar, não pode comer, não pode trabalhar. Eles colocam você no pasto em uma idade muito precoce — ‘Você está acabado, você está aposentado’, e nós não estamos”, disse ela.
“Quando você se pergunta, ‘Por que eu? Por que eu tive câncer?’ e então ‘Por que meu câncer voltou? Por que estou no estágio 4?’, isso o leva a procurar o propósito maior na vida”, acrescentou na ocasião.
Carreira
Doherty ficou conhecida por interpretar Brenda Walsh na série “Barrados no Baile”, que estreou em outubro de 1990.
A atriz deixou a série após a quarta temporada em 1994. No entanto, depois, ela fez várias participações no reboot de 2008 da série.
Após conquistar o auge da carreira em “Barrados no Baile”, Doherty foi escalada para a série “Jovens Bruxas”, de 1998, onde interpretou Prudente Halliwell, a mais velha de três irmãs. Na série, ela também dirigiu vários episódios. A atriz deixou a produção no final da terceira temporada em 2001.
A atriz também fez reality shows como o “Barrados Por Shannen Doherty” e “Dancing with the Stars”.
Em 2019, ela voltou para o reboot de “Barrados no Baile”, onde fez a versão adulta da sua personagem. Nesta época, ela já havia sido diagnosticada com a doença, mas manteve em segredo para o elenco. Um dos motivos seria a morte repentina de Luke Perry, que deu vida a Dylan McKay, na série. Ele faleceu em 4 março de 2019 após sofrer um AVC.