Ouvindo...

‘Não terminei de viver’, diz atriz de ‘Barrados no Baile’ com câncer em estágio avançado

Atriz diagnosticada com câncer em 2015 explicou que doença se espalhou para os ossos

A atriz Shanne Doherty, de 52 anos, que interpretou Brenda na série “Barrados no Baile”, contou que seu câncer de mama está em estágio avançado e se espalhou para os ossos. A doença foi descoberta há oito anos e, desde então, ela está em tratamento.

“Eu não terminei de viver. Ainda não terminei de amar. Ainda não terminei de criar. Ainda não terminei de mudar as coisas para melhor”, diz a atriz em entrevista à People.

Shanne lançará na próxima quarta-feira (6) o podcast Let’s Be Clear with Shannen Doherty, que será no “estilo” livro de memórias, onde ela falará sobre carreira, relacionamentos, estágios da doença e sua saúde em geral.

Em 2015, quando teve o diagnóstico de câncer de mama, Shanne fez uma mastectomia e foi submetida a quimioterapia e radioterapia. Em 2017, ela declarou que a doença entrou em remissão, mas dois anos depois o câncer voltou. Em 2020, a atriz contou que a doença está em estágio 4.

“Quando você se pergunta: ‘Por que eu? Por que eu peguei câncer? e então ‘Por que meu câncer voltou? Por que estou no estágio 4?’, que leva você a buscar o propósito maior da vida”, explica ela.

Ela espera aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a pesquisa do câncer – ao mesmo tempo que mostra que as pessoas com câncer terminal ainda têm muito a contribuir para o mundo. “É uma loucura para mim que ainda não tenhamos uma cura”, acrescenta.

Metástase

Em junho deste ano, Shanne contou em suas redes sociais que o câncer havia se espalhado para seu cérebro e que ela havia passado por uma cirurgia cinco meses antes para remover um tumor cerebral. “Ele teve que ser removido e dissecado para ver sua patologia”, explicou. “Foi definitivamente uma das coisas mais assustadoras que já passei em toda a minha vida”, completou.

Agora, ela aguarda ensaios clínicos e o desenvolvimento de novos tratamentos para a doença. No entanto, Shanne quer continuar trabalhando e contribuindo de alguma forma com o mundo. “As pessoas simplesmente presumem que isso significa que você não pode andar, não pode comer, não pode trabalhar. Eles colocam você no pasto desde muito cedo – ‘Acabou, você está aposentado’, e nós não estamos”, diz ela. “Somos vibrantes e temos uma visão muito diferente da vida. Somos pessoas que querem trabalhar, abraçar a vida e seguir em frente.”

“Minha maior lembrança ainda está por vir”, comenta. “Eu rezo. Acordo e vou para a cama agradecendo a Deus, orando pelas coisas que são importantes para mim, sem pedir muito. Isso me conecta a um poder superior e à espiritualidade. Minha fé é meu mantra”, complementa.

A atriz finaliza: “Eu sei que parece extravagante e maluco, mas você está mais consciente de tudo e se sente tão abençoado. Somos as pessoas que mais querem trabalhar, porque somos muito gratos por cada segundo, cada hora, cada dia que chegamos aqui.”

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais