Ouvindo...

Após falta de ar, Mamma Bruschetta tem novo diagnóstico revelado; entenda

A atriz foi hospitalizada nessa segunda-feira (11), em São Paulo

Mama Bruschetta

Quatro meses depois de ser hospitalizada com quadro de pneumonia e arritmia cardíaca, Mamma Bruschetta voltou a ser internada nessa segunda-feria (11). A atriz, de 74 anos, se sentiu mal e foi para o Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo. A equipe da artista revelou o diagnóstico.

Thiago Nielsen, assessor de comunicação da artista, informou que ela foi diagnosticada com pneumonia decorrente de uma broncoaspiração, quando substâncias estranhas, como alimentos e saliva, entram nas vias respiratórias.

“Ela está bem. A pneumonia é por aspiração, uma infecção pulmonar causada pela inalação de secreções da boca, de conteúdo estomacal ou de ambos. Desde a cirurgia do câncer no esôfago, em 2019, ela vem tendo refluxo. Mas a pneumonia dela não é perigosa como a viral ou a bacteriana”, explicou Thiago à Quem, nesta terça-feira (11).

Leia também

Bariátrica

Em 2019, Mamma Bruschetta tirou férias do programa Fofocalizando, do SBT, e decidiu fazer a cirurgia bariátrica, indicada para tratar casos de obesidade grave. “Primeiro, ela colocou um balão para diminuir o estômago e poder fazer o procedimento em seguida. Durante os exames preparatórios, incluindo a endoscopia, foi descoberto um câncer no esôfago”, detalhou o assessor.

“Felizmente, o tumor era muito pequeno, com 15 mm. Ela conseguiu curar o câncer com tratamento, radioterapia, quimioterapia e a cirurgia para removê-lo. Contudo, a localização do tumor, na junção do esôfago com o estômago, resultou em refluxo, o que agora contribuiu para essa pneumonia”, acrescentou ele, que não informou previsão de alta.

Anteriormente, Mamma foi internada no dia 12 de janeiro deste ano, apresentando tosse e falta de ar. Na ocasião, foi diagnosticada com arritmia cardíaca e pneumonia. Após mais de um mês de tratamento, recebeu alta no dia 17 do mesmo mês.

Com humor característico, Mamma comemorou a alta nas redes sociais. “Vim agradecer a todos os votos de recuperação que recebi de seguidores, amigos, parentes, gente que estava preocupada comigo. Graças a Deus, já estou em casa, já tive alta, já estou trabalhando! A quem interessar possa: Mamma Bruschetta voltou!”, anunciou.

Em agosto de 2020, Mamma Bruschetta compartilhou detalhes sobre seu tratamento de câncer em um vídeo no YouTube. Perguntada por uma fã se estava curada, respondeu: “Não! Você sabe que o câncer é uma doença meio traiçoeira. Embora eu não tenha mais nenhum nódulo, estou em remissão. Agora, curada, só saberemos em cinco ou seis anos, pois é preciso acompanhamento contínuo. Câncer é uma doença grave e traiçoeira. Mas, enfim, fé em Deus e pé na tábua”, disse na época.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.