Após quatro dias internada, Preta Gil apareceu nas redes sociais nesta segunda-feira (10) e revelou que foi diagnosticada com pielonefrite. Vários famosos amigos da artista reagiram ao vídeo compartilhado e prestaram apoio, como Iza, Fátima Bernardes e vários outros nomes.
Iza comentou a publicação e demostrou seu carinho pela cantora. “Te amo!!”, escreveu. “Se cuide”, disse Fátima Bernardes. “Rápidas melhoras Pretinha”, comentou Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest. Enquanto Fernanda Gentil sentiu o alerta feito pela amiga. “Lembrete mais importante e eu tambem esqueco muito. Você sempre prestando serviço”, ressaltou.
Mani Reggo, ex-namorada de Davi - campeão do BBB 24 -, também deixou sua solidariedade. “Preta, sua linda o meu carinho e toda fé por você. Fique bem”, afirmou. "Ô, Pretinha, bem que eu te achei com a energia meio baixa na quarta... devia estar morrendo de dor e tentando segurar a onda pra realizar nosso belo trabalho, né??? Que bom que você já está se recuperando! Sempre torcendo por você!”, escreveu a atriz Mariana Xavier.
Preta Gil fala sobre diagnóstico
Preta relatou o surgimento da dor e como descobriu qual era a doença. “Eu fui diagnosticada com pielonefrite, que é uma infecção no rim. No meu caso, no rim direito. Na semana passada, terça-feira (4), tive uma dor muito forte do lado direito e naquele momento associei a uma dor muscular. Não entendi que podia ser um problema no rim”, disse a cantora.
Ela explicou que demorou para ir ao médico em detrimento de sua agenda de trabalho: “Falei com alguns médicos, eles me receitaram alguns analgésicos, tomei e segui a minha vida. Os médicos me pediram: ‘Você precisa ir ao hospital, a gente tem que fazer exame’. E eu priorizei minha agenda de trabalho porque tinha muito trabalho naquela semana.”
“Então trabalhei na terça, quarta e quando saí do programa na quinta eu tinha que ir para o São João da Thay, onde ia me apresentar na sexta-feira. Infelizmente eu não consegui pegar o avião de tanta dor que eu estava sentindo e aí finalmente fui para o hospital”, completou Preta Gil.
Segundo ela, os médicos tiveram que tomar atitudes para o tratamento. “Ali no hospital começaram uma bateria de exames, no começo desconfiaram que pudesse ser uma pedra no rim, que tivesse sido expelida. Depois com o complemento dos exames chegou a este diagnóstico da pielonefrite e eu tive que colocar um duplo J, que é um cateter no ureter para que a gente pudesse desobistruir uma fibrose que eu tenho na ureter do lado direito”, afirmou.
Preta Gil ressaltou que após o “susto”, vai se recuperar em casa. “Então tudo isso gerou muita dor, infecção, febre e uma internação de quatro dias. Já estou em casa, coloquei o duplo J, e agora vou me recuperar em casa com antibiótico oral, repouso, mas em breve estarei firme e forte. Na quinta-feira eu fui liberada para apresentar o TVZ se eu estiver me sentindo bem porque é um programa que não requer muito esforço físico meu e na semana seguinte eu ainda continuo de folga em casa, mas também vou poder apresentar o programa. E é isso, mais um susto. Acontece”, apontou.
E ela fez um alerta: “Aconteceu comigo e o alerta que ficam para todos são os de sempre: bebam muita água, eu muitas vezes me esqueço de beber água, se cuidem, escutem o corpo de vocês, se tiver sinal de uma dor severa não ache que é bobagem, não se automedique, procure um médico, vá a algum posto de saúde, um hospital porque pode ser uma coisa mais grave. No meu caso, se eu não tivesse ido ao médico naquele momento, com aquela dor, poderia ter se tornado uma infecção maior.”
Câncer
Preta foi diagnosticada com câncer de intestino no dia 10 de janeiro de 2023. À época, ela escreveu nas redes sociais: “Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e, graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda- feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante.”
Neste período, a artista enfrentou momentos delicados. Em março, ela teve quatro horas de perda de consciência e precisou ser reanimada após uma septicemia. Além disso, neste meio tempo, ela terminou o relacionamento de oito anos com o educador físico Rodrigo Godoy, que a traía com uma ex-funcionária.
Em agosto, Preta passou pela cirurgia em agosto de 2023 e desde então precisou usar uma bolsa de ileostomia. “Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida”, compartilhou ela nas redes sociais.
Já em dezembro, ela passou por uma nova cirurgia para o tratamento de câncer com o objetivo de fazer um trato intestinal e a retirada da bolsa.
Pouco depois, no dia 11 de dezembro, ela anunciou a cura do câncer após 12 meses do diagnóstico. Segundo ela, o tratamento oncológico chegou ao fim, apesar de ainda estar em processo de reabilitação. Agora, a artista segue fazendo o acompanhamento médico - que é comum para pacientes em remissão.