O animador e diretor de auditório do SBT Gonçalo Roque, mais conhecido apenas como Roque, de 87 anos,
A esposa de Roque, Janilda Nogueira, afirmou que o quadro de saúde dele é estável. Contudo, o animador de palco permanece internado enquanto faz exames mais detalhados. A condição de Roque é semelhante
Em entrevista à Itatiaia, o cardiologista e professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Marcus Vinícius Bolívar Malachias comentou quais são as causas mais comuns para que ocorram sangramentos no cérebro. “Existem duas possíveis causas para um sangramento intracraniano. Ele pode ser causado por um trauma ou pelo rompimento de um vaso no cérebro”, afirmou.
Em casos em que a hemorragia não é causada por trauma, o cardiologista pontua que esse é um quadro mais comum em pessoas com hipertensão arterial. “A pressão elevada nos vasos, com o tempo, vai fazendo com que haja um enfraquecimento dos vasos cerebrais que são muito diminutos e finos”.
Roque precisará ser operado?
Malachias afirma que a necessidade de ser feita uma cirurgia para tratar a ocorrência depende do tamanho do hematoma e do volume do sangue acumulado no local. “Dependendo existe, sim, a necessidade de fazer uma operação porque o sangue faz um volume que comprime o cérebro e pode trazer consequências”, esclarece.
Esta não foi a primeira vez em que Roque teve que ser internado para tratar problemas na região da cabeça. Em 2017, ele precisou implementar uma válvula na cabeça para o tratamento de hidrocefalia, e vem sendo monitorado desde então.
Quais os sintomas?
O cardiologista alerta para os principais sintomas de uma hemorragia intracraniana. Veja abaixo:
- Confusão Mental
- Distúrbios da Fala
- Diminuição dos movimentos dos membros, da força dos braços e das pernas
- Náuseas
- Vômitos
- Dor de cabeça
- Perda da visão