Ouvindo...

Palácio divulgou foto fake de Kate Middleton? Entenda polêmica envolvendo a família real britânica

Agências de notícias excluíram a imagem divulgada pelo Palácio de Kesington em celebração ao Dia das Mães, comemorado neste domingo no Reino Unido

Kate Middleton na coroação do rei Charles III

O Palácio de Kesington divulgou, neste domingo (10), a primeira foto oficial de Kate Middleton, quase dois meses após ter sido submetida a uma “cirurgia abdominal programada”. A imagem foi excluída por agências de notícias internacionais, que alegam que a foto da princesa de Gales com os filhos teria sido editada.

Na imagem, Kate aparece sentada, cercada pelos filhos Louis, Charlotte e George. “Obrigado pelos bons votos e apoio contínuo nos últimos dois meses. Desejo a todos um feliz Dia das Mães”, diz a legenda assinada pelo Príncipe de Gales, William. A data é comemorada neste domingo no Reino Unido.

Horas depois da publicação, agências de notícias internacionais como France-Presse, Reuters e Associated Press deletaram a foto do catálogo de imagens. Todos os veículos alegam que o clique de Kate Middleton e dos filhos aparenta ter sido editado e não atende os padrões fotográficos de cada uma delas.

“Após inspeção mais detalhada, aparenta que a fonte [o Palácio de Kesington] manipulou a imagem”, anunciou a AP. Já a AFP demandou uma “remoção obrigatória devido a um problema editorial na imagem”. Até o momento, o palácio não se pronunciou sobre a alegação.

Leia também

Entenda

Nos últimos dias, o nome de Kate Middleton, a princesa de Gales, no Reino Unido, tem ficado em alta nas redes sociais. Isso porque a esposa do príncipe William não aparece publicamente desde o Natal do ano passado.

Divórcio, cirurgias plásticas, arrependimento ao cortar a franja e até mesmo uma doença grave foram algumas das conspirações criadas por internautas no X, antigo Twitter. A repercussão foi tamanha que o Palácio de Kensington precisou se manifestar.

“Fomos muito claros desde o início que a Princesa de Gales ficaria fora até depois da Páscoa e o Palácio de Kensington só forneceria atualizações quando algo fosse significativo”, informou um porta-voz da princesa.

Kate, de 42 anos, precisou passar por uma cirurgia abdominal planejada em 16 de janeiro e, por isso, ficaria fora até a Páscoa, segundo o Palácio de Kensington. Ela teve alta médica no dia 29 de janeiro.

Os boatos sobre o estado de saúde dela, no entanto, começaram logo após a cirurgia. Alguns jornais britânicos chegaram a noticiar que a princesa estava em coma induzido, o que foi negado posteriormente.

Com informações de Maria Fernanda Ramos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.