Ouvindo...

Carnaval: relembre fantasias de Viviane Araujo em 20 anos como musa e rainha de bateria

‘Rainha das rainhas’, a atriz iniciou a trajetória na Sapucaí pela Beija-Flor e, agora, representa a Salgueiro no RJ e a Mancha Verde em SP

Viviane Araújo, considerada ‘rainha das rainhas’ do Carnaval

Considerada “rainha das rainhas” do Carnaval, Viviane Araújo já completa quase 30 anos desfilando na folia. Rainha de bateria das escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, e da Mancha Verde, em São Paulo, a artista coleciona momentos icônicos na Marquês da Sapucaí e o Sambódromo do Anhembi.

A trajetória de Viviane foi iniciada na Sapucaí, palco da festa no Rio de Janeiro, em 1995. O amor pela folia, no entanto, veio desde a infância, por influência do pai, grande apaixonado pela festa.

Leia também

Quase 30 anos de Carnaval

Viviane Araújo estreou na Sapucaí desfilando pela Beija-Flor de Nilópolis, em 1995. Com menos de 20 anos à época, a atriz já revelou que só conseguiu desfilar na agremiação com ajuda de um amigo do pai.

Viviane Araújo no Carnaval de 1995

Desde então, Viviane já desfilou pela Mangueira, Unidos da Tijuca, Caprichosos de Pilares, União da Ilha, Império Serrano, Unidos de Vila Isabel e Inocentes de Belford Roxo. A primeira vez como rainha de bateria veio em 2002, pela Mocidade, que representou até 2006.

A artista já foi Índia Guerreira, Medusa, Maria Padilha e Asa Branca, sendo um evento a parte através dos trajes marcantes. “Já desfilei em ala, composição de carro, destaque de chão (hoje, musa de Carnaval) e rainha de bateria na atualidade”, relembrou nas redes sociais em 2017..

Em 2022, Viviane desfilou grávida de cinco meses de Joaquim, fruto do relacionamento com Guilherme Militão. Neste ano, ela se vestiu de Cabocla Jurema, a Rainha das Matas, no desfile da Salgueiro. A artista ainda se fez presente no desfile das campeãs da Mancha Verde, vencedora do ano, representando Iemanjá.

No Carnaval 2024, Viviane Araújo celebra o 16º ano à frente da bateria da Salgueiro, com samba-enredo que homenageia o povo Yanomami. Já na Mancha Verde, escola pela qual desfila desde 2005, ela atravessa o Anhembi com o tema “Do nosso solo para o mundo”.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.