Ouvindo...

Inquérito de pedofilia contra PC Siqueira não foi concluído

Youtuber estava sendo investigado desde 2020, após o vazamento de supostas mensagens nas quais falava de uma criança em contexto sexual

PC Siqueira era investigado pela Polícia Civil após acusações de pedofilia

PC Siqueira foi encontrado morto aos 37 anos no apartamento em que morava, na zona sul de São Paulo. O youtuber foi acusado de pedofilia e estava sendo investigado há 3 anos pela 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia, da Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Quem foi PC Siqueira, youtuber encontrado morto em São Paulo

A última decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foi feita em março deste ano e divulgada através das redes sociais por Erlan Bastos, do EM OFF. A intimação solicita à Apple o backup dos arquivos de Paulo Cezar Goulart Siqueira a partir de 1º de janeiro de 2017.

Por que PC Siqueira era investigado por pedofilia?

A investigação de PC Siqueira foi iniciada em 2020, após a divulgação de uma troca de mensagens que supostamente envolvia PC Siqueira. Na conversa, ele relata ter recebido fotos de uma criança de 6 anos nua. O conteúdo teria sido enviado ao youtuber pela mãe da criança.

Logo após a divulgação das supostas conversas, feita por um perfil anônimo intitulado ExposedEmo1, PC foi às redes sociais se defender. O influenciador afirmou ter sido “pego de surpresa” e afirmou que uma “articulação criminosa” tentava o acusar “de algo terrível, que jamais cometeu ou cometeria”.

Depois disso, supostos áudios enviados de PC Siqueira foram divulgados pelo jornalista Erlan Bastos. Nas gravações, o youtuber afirmava dizia “ter um traço” de pedofilia, e já ter tratado do assunto com o psiquiatra que frequentava. “Eu meio devo ter um traço disso, porque eu olhei a bunda de uma menina e, no meio da situação, do sexo virtual, aquilo lá me deixou arroused (excitado, em português)”.

Como ficou investigação de PC Siqueira?

O processo contra PC Siqueira por pedofilia corre em segredo de Justiça e uma das últimas notícias sobre o caso tratava da perícia nos dispositivos eletrônicos do youtuber. A informação é do Notícias da TV, que teria acessado os relatórios expedidos pelo Instituto de Criminalística, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).

A perícia não teria encontrado conteúdo pornográfico de menores de idade armazenados ou compartilhados através dos dispositivos que incluem computador, HD externo, celular e videogame de PC Siqueira. O tema pedofilia teria sido encontrado no computador dele, mas não foi determinado como criminoso.

PC Siqueira falou sobre solidão em último post no Instagram antes de morrer

Durante a investigação, uma conversa foi encontrada com uma garota identificada como Vanessa através de um aplicativo popular no início dos anos 2000. Nas mensagens enviadas entre 2008 e 2011, a garota revelava ser menor de idade e ele respondia: “Na verdade, eu sou pedófilo”. Ainda, quando PC mostrou os brinquedos que usava como decoração, ele afirmou que eram para atrair menores de idade.

A investigação não foi concluída até a morte de PC Siqueira. Desde o primeiro vazamento de mensagens, o youtuber perdeu contratos publicitários e parcerias midiáticas, como a que mantinha com Cauê Moura e Rafinha Bastos no canal Ilha de Barbados. Os dois se disseram “perplexos e decepcionados” com o caso.

Centro de Valorização da Vida

Os voluntários do CVV são treinados para lidar com situações de crise e estresse extremo e estão prontos para escutar, entender e confortar aqueles que se sentem em um momento de desespero. Lembre-se: um simples diálogo pode ser a chave para uma reviravolta positiva em sua vida. Se precisar de ajuda, ligue para o número 188 ou acesse www.cvv.org.br para conversar com alguém.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.