Ouvindo...

Conheça a trajetória de Ana Castela, artista mais escutada no Brasil no Spotify em 2023

Ana Flávia Castela conquistou o posto aos 20 anos de idade; com apenas dois de carreira, reúne 12 milhões de seguidores no Instagram

Ana Flávia Castela, de 20 anos, é a artista mais ouvida do Brasil em 2023. Com apenas dois anos de carreira, a cantora natural de Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, se tornou um fenômeno musical e, no Spotify Wrapped - retrospectiva do aplicativo de reprodução musical - também teve a música mais ouvida do ano, “Nosso Quadro”.

Mesmo já tendo interesse em música, Ana nunca pensou em seguir carreira artística e, à época do primeiro sucesso, cursava Odontologia em Dourados, também no Mato Grosso do Sul. A maior referência musical antes de se aventurar na música era a mãe, Michele Castela, que fez uma tímida incursão pelo mundo artístico na juventude.

Uma gravação despretensiosa de Ana cantando “Vaqueiro Apaixonado”, do cantor Loubet, foi o pontapé inicial do sucesso. “Na zoação, montei num cavalo e soltei a voz. Ficou tão bom que postei no Twitter e, do nada, eu já estava com 12 mil seguidores, tinha mais de um milhão de visualizações e muitas repostagens”, contou à Itatiaia, em 2022, sobre o registro feito aos 17 anos, durante a pandemia.

Atualmente, Ana tem quase 50 mil seguidores nas redes sociais, mas prefere manter a conta trancada, com conteúdo disponível apenas para seguidores. Já no Instagram, ela soma quase 12 milhões de seguidores, enquanto no TikTok são mais de 9 milhões - e 171 milhões de curtidas nos vídeos publicados na rede social.

Bem, de volta à trajetória, a vida da jovem mudou de vez em 2021, quando foi procurada por um amigo de longa data da mãe, o empresário e compositor Rodolfo Alessi. Após assistir ao vídeo viral de Ana cantando montada num cavalo, ele entrou em contato com a família dela para propor uma gravação. A música era “Boiadeira”, o primeiro grande sucesso da artista.

A música foi gravada de forma amadora e já estava viralizando antes de ser feita uma gravação profissional, com direito a clipe. Depois de “Boiadeira”, surgiram os primeiros convites para shows e, para conseguir seguir a nova rotina de novas gravações, ensaios, entrevistas e composições, ela precisou se mudar para Londrina, no Paraná, onde o empresário vive.

Desde então, Ana acumula sucessos. Foi o caso de “Pipoco”, parceria com Melody e o DJ Chris no Beat; “Nosso Quadro”, música mais ouvida no Brasil em 2023; e outros grandes hits da cantora. Entre eles, ela também soma parcerias com grandes nomes do sertanejo, a exemplo de Chitãozinho e Xororó, Simone Mendes, Gusttavo Lima e Matheus e Kauan; e outros artistas que exaltam o “popnejo” de Ana, como Pedro Sampaio.

De voz grave e potente, as letras que falam sobre a vida no campo e o amor conquistaram os ouvintes do país. Fenômeno da música brasileira, ela já precisou lidar com algumas dificuldades da fama e chegou a levantar preocupação da família com a perda de peso e crises de choro que tinha no início da carreira. Apesar disso, parece que o topo das paradas do Brasil é só o começo para Ana Castela.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais