Ouvindo...

Ministro Flávio Dino garante ‘acesso à água’ após morte de fã em show da Taylor Swift no Rio de Janeiro

A jovem de 23 anos desmaiou no início da apresentação da cantora norte-americana; Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 59,3°C na sexta-feira (17)

A jovem de 23 anos desmaiou no início da apresentação da cantora norte-americana; Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 59,3°C na sexta-feira

O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino afirmou, neste sábado (18), que a Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça ‘vai adotar as medidas imediatas’ para garantir acesso à água em shows e espetáculos públicos. O anúncio aconteceu após uma fã morrer, nessa sexta-feira (17), durante o show da cantora pop norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro, dia em que a capital fluminense registrou sensação térmica de 59,3°C.

“A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca de ACESSO À AGUA em shows e outros espetáculos públicos. E também vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor”, afirma Dino em postagem nas redes sociais.

Segundo amigos e familiares, Ana Clara Benevides, de 23 anos, desmaiou no início da apresentação da cantora norte-americana, foi socorrida mas morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Fãs da cantora criticaram a Tickets For Fun , organizadora do evento, que teria proibido a entrada de garrafas de água no estádio. Vídeos postados nas redes sociais mostram a própria Taylor Swift distribuindo copos de água durante sua apresentação. Um copo de água mineral no show custa R$ 10.

Quem é a jovem

A fã de Taylor Swift, Ana Clara Benevides, de 23 anos, que morreu após passar mal durante a primeira apresentação da cantora, na noite dessa sexta-feira (17), no Rio de Janeiro, era do Mato Grosso do Sul e estava no Rio por causa do show. Ela era estudante do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, que também manifestou pesar nas redes sociais.

Neste sábado (18), os familiares da jovem estão a caminho do Rio de Janeiro para agilizar o transporte do corpo de volta ao Mato Grosso do Sul. A jovem estudante morreu após passar mal durante o show, na noite dessa sexta-feira (17).

Apresentação

Taylor Swift se apresenta neste sábado (18) e no domingo (19), também no Estádio Nilton Santos. A previsão de máxima para este sábado é de 43°C. A Itatiaia tentou contato com a T4F, responsável pelo evento, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Fãs da cantora criticaram a Tickets For Fun , organizadora do evento, que teria proibido a entrada de garrafas de água no estádio. Há relatos de que um copo de água custa R$ 10. Vídeos postados nas redes sociais mostram a própria Taylor Swift distribuindo copos de água durante a apresentação.

A cantora norte-americana Taylor Swift, que está no Brasil para uma maratona de shows no Rio de Janeiro e São Paulo, publicou carta aberta na madrugada deste sábado (18) após saber da morte da fã Ana Clara Benevides.

“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Não consigo nem dizer o quanto estou arrasada com isso. Tenho poucas informações além do fato de que ela era incrivelmente linda e muito jovem.”

Taylor continua dizendo que ainda não consegue falar sobre a morte da jovem porque está dominada pela tristeza.

“Não vou conseguir falar sobre isso no palco porque me sinto dominada pela tristeza quando tento falar sobre. Quero dizer agora que sinto profundamente esta perda e que o meu coração partido está com a sua família e amigos. Essa foi a última coisa que pensei que aconteceria quando decidimos trazer essa turnê para o Brasil.”

Nota da empresa responsável pelo evento

Em nota, a T4F lamentou o ocorrido, mas não se manifestou sobre a polêmica da água. Confira o pronunciamento na íntegra:

"É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos.

Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito.

Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022