Os influenciadores Camilla de Lucas, Jon Vlogs e Mari Maria participaram, na quarta-feira (4), do evento “Sebrae XP: Empreendendo Sonhos”, sobre educação empreendedora para jovens de escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital mineira. Durante a ação realizada no Mineirinho, na região da Pampulha, os famosos relembraram o único da carreira da internet e deram dicas para quem pretende seguir o mesmo rumo.
Ex-participante do Big Brother Brasil 2021, Camilla de Lucas conta que a internet foi um plano B que acabou dando certo antes do sonho de profissão: ser auditora da Receita Federal. “Eu falo que, em primeiro lugar, tem que estudar. Meu plano A sempre foi estudar. Eu cheguei a cursar Contabilidade e eu realmente só não exerci a profissão porque a internet aconteceu para mim. Até hoje eu tenho amigas do meio [contábil]”, revelou.
Com o sucesso na internet e no reality, Camilla agora começou a seguir carreira no ramo da atuação, mas destacou a importância de não “arriscar tudo” tentar viver de internet. “Gente, não sai do trabalho, não abandona a vida assim do nada. Espere as oportunidades chegarem. Realmente entenda se é uma área que você vai conseguir se consolidar, porque você pode começar e no próximo ano não dar certo. Tem que ter muita responsabilidade na hora de tomar essa decisão.”
Também influenciadora e empresária, a mineira Mari Maria começou a carreira como maquiadora e agora é CEO da própria marca de maquiagens. Durante o evento, ela reiterou a importância do planejamento para tentar iniciar a vida como influenciador. “Eu acho que a internet tem que ser um complemento para a vida de trabalho. Acho que largar tudo é muito arriscado. Eu acho que você tem que ir se consolidando na internet, no seu tempo mesmo”, relatou.
A dona da Mari Maria Makeup ainda revelou que, mesmo tendo despontado na internet em uma época em que viver disso não parecia viável, não sabe se seguiria o mesmo caminho atualmente. “Se, hoje em dia, eu tivesse um trabalho, não sei se eu largaria tudo para ir para internet. Quando comecei eu não tinha trabalho [fixo], eu trabalhava com minha paixão, a maquiagem, e eu acabei agregando isso [a internet]. Não sei se eu largaria tudo para começar do zero”, confessou.
Luan Kovarik, mais conhecido como Jon Vlogs, iniciou a carreira gravando vídeos no YouTube e, atualmente, também é empresário para além da carreira nas redes. O influenciador analisa que, independente da profissão, alguns elementos são essenciais. “Sendo influenciador, ou não, o mais importante no traçado da vida é ter foco, dedicação e sabedoria. Levar cada etapa devagar, aprendendo por onde você está indo”, destacou.
Trabalhando com internet desde os 15 anos, o influenciador que agora tem 23 destacou o aprendizado que acumulou na trajetória. “A parte de construir é o mais gostoso. Errar para você melhorar. Levo o que vivi como aprendizado. Acho que todos os erros, todos os ensinamentos no meio do caminho me transformaram na pessoa que eu sou hoje. Não me arrependo de nada”, revelou.