‘2026 é o novo 2016’: conheça a trend nostálgica que dominou a web

Fotos e tendências da década passada envolvem internautas em clima de nostalgia

Da esquerda para a direita, Kylie Jenner, Maísa e Ariana Grande em registros de 2016

O feed virou um túnel do tempo. De celebridades a perfis anônimos, a nostalgia tomou conta das timelines com um resgate coletivo de 10 anos atrás. Sob o lema ‘2026 é o novo 2016’, a trend viral celebra o que muitos consideram o auge da cultura digital, transformando as redes sociais em um grande mural de memórias icônicas.

Tudo gira em torno do ‘antes e depois': um raio-X que compara a estética de uma década atrás com o presente. O movimento sintetiza como a internet e a cultura pop evoluíram, colocando em perspectiva a transição de gostos, estilos e comportamentos sociais, especialmente online.

Surgimento de uma era nostálgica

A tendência começou a ganhar força no fim de 2025. Com a aproximação da virada de ano, as pessoas entraram no clima de ‘TBT’ e voltaram no tempo para expressar a saudade da década passada. Não demorou para que o movimento ganhasse força e fosse replicado por usuários ao redor do mundo.

Ao longo de janeiro, o uso da hashtag #2016 explodiu nas redes, principalmente no Instagram e TikTok, onde nesse foram mais de 2,1 milhões de publicações, além de mais de 56 milhões de vídeos celebrando essa nostalgia digital.

Filtros, moda e música: os virais de 2016

Usuários relembram, com fotos e vídeos, tudo o que era viral em 2016. Naquele período, plataformas como Snapchat e Tumblr ditavam a estética digital, popularizando o uso de filtros saturados e as famosas lentes de realidade aumentada, como as orelhas de cachorro.

Os filtros do Snapchat eram tendência entre usuários na época

Além da estética, o resgate destaca o impacto de aplicativos precursores e desafios coletivos que moldaram a cultura da internet. Referências ao Musical.ly, plataforma que deu origem ao TikTok, e fenômenos como o ‘Mannequin Challenge’ foram marcos de uma era de transição no entretenimento.

Fãs da trend também resgatam playlists de hits, memes e clipes musicais. Dentro das esferas de moda e beleza, as tendências são relembradas e recriadas neste 2026.

Celebridades e a onda global de nostalgia

Celebridades do Brasil e do mundo embarcaram no ‘2026 é o novo 2016’. Entre os destaques estão a atriz e apresentadora Maísa, e as influenciadoras Viih Tube e Jade Picon. Já na ‘gringa’, as modelos Kylie Jenner e Hailey Bieber, entre outros famosos, entraram na trend e destacaram ‘You just had to be there’ (“Você tinha que estar lá”) ao compartilhar os antigos registros.

Confira algumas das publicações:

Leia também

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.

Ouvindo...