Ouvindo...

Taylor Swift anuncia faixas ‘From The Vault’ do ‘1989' com nova música polêmica

Cantora norte-americana vai lançar regravação do álbum ‘1989' em 27 de setembro, nove anos depois do lançamento da versão original

Taylor Swift em foto promocional da versão original do álbum ‘1989'

Taylor Swift anunciou, nesta quarta-feira (20), as faixas exclusivas do “1989 (Taylor’s Version)”, regravação do álbum originalmente lançado em 2014. A cantora tem regravado e relançado os seis primeiros álbuns após a polêmica venda do catálogo musical produzido sob contrato com a gravadora Big Machine.

A nova versão do disco chega ao público em 27 de outubro, exatos nove anos depois do lançamento do original. Para anunciar faixas “From The Vault” (do cofre, em português), o Google disponibilizou um quebra-cabeça temático que aparece quando o nome “Taylor Swift” é pesquisado na plataforma. Fãs precisavam completar 33 milhões de jogos para descobrirem os nomes das versões exclusivas - número atingido em menos de 24 horas.

Swift utilizou as redes sociais para divulgar a nova trilha sonora completa do “1989 (Taylor’s Version)”, que inclui cinco faixas que não vieram a público no primeiro lançamento. “‘Slut!’”, “Say Don’t Go”, “Now That We Don’t Talk”, “Suburban Legens” e “Is It Over Now?” completam a lista de 21 músicas da regravação do álbum.

Traduzindo para português, os títulos das novas músicas são: “Agora Acabou?”, “Lendas Suburbanas”, “Agora Que Não Nos Falamos”, “Diga Não Vá" e “‘Vagabunda!’”, de trás para frente segundo a trilha. O título polêmico da última faixa vem entre aspas, como se fosse dito por outra pessoa, e foi o último a ser anunciado. No quebra-cabeça, fãs especulavam que, ao invés de “Slut”, o título seria “Lust” (luxúria, em português). O conteúdo da faixa ainda é um mistério.

Por que Taylor Swift está regravando álbuns?

Desde 2021, a artista norte-americana regravou e relança os álbuns gravados sob o selo da Big Machine. “Fearless” foi relançado em 2021, “Red” em 2022 e “Speak Now” em julho deste ano. O próximo álbum a ganhar uma nova versão é " rel="noopener"> “1989", que já foi confirmado pela cantora para 27 de outubro de 2023.

O empresário Scooter Braun é considerado um dos responsáveis pela regravação de todo o catálogo musical de Taylor Swift, movimento iniciado pela artista em 2021. A polêmica aconteceu depois do empresário adquirir a gravadora que detinha os direitos dos seis primeiros álbuns de Swift. O fato de Braun gerenciar a carreira de Kanye West, com quem a cantora mantém uma relação com altos e baixos, acabou agravando a situação.

Através da empresa Ithaca Holdings, posteriormente vendida para a HYBE, o empresário adquiriu a Big Machine Records por US$ 300 milhões (mais de R$ 1 bilhão). O catálogo da gravadora incluía as versões originais dos álbuns “Taylor Swift” (2008), “Fearless” (2018), “Speak Now” (2010), “Red” (2012), “1989" (2014) e “Reputation” (2017).

A questão judicial acabou vindo a público quando, durante a negociação, Braun afirmou que só venderia os masters para a artista se ela nunca mais o criticasse em público. O pedido não foi aceito por Swift e as gravações foram vendidas para a Shamrock Holdings. Mesmo com a venda, Braun continuava recebendo uma porcentagem de lucro em cima das gravações, o que motivou a criação das “Taylor’s Versions”.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.